sábado, dezembro 19, 2015

Falta a outra!

 A Fonte de Vale de Semedeiros está por fim e em boa hora concluída e como nova. Apesar desta ficar na União de Freguesias de Alcácer do Sal foi a Junta de Freguesia do Torrão que tomou a dianteira e efectuou as devidas diligências. Foi uma acção memorável e digna de registo mas não lhe competia. Mas ainda bem que a fonte está acabada.
Porém - e há sempre um porém - se a Fonte de Vale de Semedeiros, que nem está na freguesia do Torrão está muito bem, já o mesmo não se pode infelizmente dizer desta outra fonte, esta sim que fica na freguesia, mais concretamente junto à Casa Branca do Sado, que está no estado lastimável que vê.
Esta fonte chegou a estar perdida. Quando se limpou um silvado já há uns anos é que a acharam.
A esta fonte deu-se apenas uma «pintura à espanhola» para alegrar o olho e iludir o povo, fazendo crer que se cuida do património mas se pararmos e vermos com atenção verificamos que é uma ilusão - mais uma. Esta fonte devia ser tratada em profundidade; reparar as fissuras, fazer arranjos ao nível da alvenaria, reparar a parte superior que está quase a cair, desentupir os canos e pô-la a deitar água e depois pintar.
Então a Fonte de Vale de Semedeiros que fica na União de Freguesias de Alcácer foi restaurada pela Junta de Freguesia do Torrão e esta que fica efectivamente na Freguesia do Torrão vai ficar assim?
Ficamos à espera da retribuição da União de Freguesias. Assim como assim... 
Mas ficamos ainda mais à espera de uma acção da Junta de Freguesia do Torrão. Vamos ver se haverá a mesma ligeireza.





A recentemente restaurada Fonte de Vale de Semedeiros








A fonte que fica na berma direita da Estrada Nacional Nº 5 pouco antes de chegar à Casa Branca do Sado como quem vem do Torrão

Sem comentários: