segunda-feira, outubro 19, 2015

Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses: Alcácer do Sal figura em todos os índices negativos

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal figura em praticamente todos os índices negativos no estudo do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses relativo ao ano de 2014. 

Alcácer do Sal começa logo por aparecer no ranking dos municípios que apresentam maior peso dos pagamentos da despesa com pessoal nas despesas totais, isto sem considerar as despesas homólogas das empresas municipais e serviços municipalizados mas apenas as despesas com pessoal da estrutura dos serviços municipais, ocupando o 21º lugar. 





Alcácer do Sal é também um dos municípios onde o Passivo Exigível mais subiu em 2014, registando o aumento um valor da ordem dos 83,2%, ocupando a 11ª posição.
O passivo exigível mais não é do que as dívidas a pagar e é uma das variáveis mais importantes da gestão financeira dos municípios pelo que importa observar o comportamento destes em relação ao mesmo.
O executivo liderado por Vitor Proença (CDU) tem denunciado por diversas vezes a existência de uma alegada dívida escondida que vinha do anterior executivo liderado por Pedro Paredes (PS) como se pode ver por exemplo aqui, facto que poderá explicar o enorme aumento registado.







Como consequência directa, com o aumento do Passivo Exigível, o Índice de Dívida Total da autarquia alcacerense também se agrava, mais do que duplicando face aos 5,9% de 2013, registando o índice em 2014 um aumento para os 12,5% variando deste modo 6,63%, valor que coloca Alcácer no 10º lugar no ranking negativo referente a este indicador.





Mas a ineficiência da autarquia alcacerense verifica-se ainda no que toca ao Prazo Médio de Pagamentos com esta a ocupar o 34º lugar.


Também em termos de resultados operacionais, Alcácer do Sal tem uma prestação medíocre.


O seguinte gráfico mostra a Evolução da Situação Financeira do Município de Alcácer do Sal.


Sem comentários: