terça-feira, julho 07, 2015

Elite do Exército Português treina nas proximidades da vila do Torrão

O Centro de Tropas Comandos, uma das unidades de elite do Exército Português e uma das melhores unidades militares do mundo, escolheu a freguesia do Torrão, mais concretamente a bacia hidrográfica da Barragem de Vale do Gaio, junto à Courela da Piteira, para ministrar o 124º Curso de Comandos. 
Os "verdadeiros heróis, uma tropa excelente, corajosa e destemida" e "um exemplo a nível estratégico", nas palavras do General David Richards, antigo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Britânicas, que não poupa elogios nem adjectivos aos "bravos portugueses" que operaram sob o seu comando directo no Afeganistão, chegaram ontem, dia 6 e irão ficar por cá até ao próximo dia 11 de Julho.
O efectivo, comandado por um Capitão, engloba cerca de quatro dezenas de militares. Parte da instrução decorrerá em meio aquático com recurso a botes.
O Batalhão de Comandos conduz operações de combate de natureza eminentemente ofensiva, de forma independente ou em apoio de outras forças, em condições de elevado risco de exigência e cumpre ainda outros tipos de missões do espectro das operações militares.


 Passavam poucos minutos das oito da manhã - os instruendos em formatura com a bacia hidrográfica de Vale do Gaio em pano de fundo

 Acampamento militar na zona da Piteira

 Movimentação, com o Torrão em pano de fundo, em resposta a um pequeno percalço

 Os militares responsáveis pela instrução física fizeram questão de pousar para a foto e para o nosso blog

 Zona de Comandos. A placa indica a presença no terreno desta unidade especial do Exército Português



 Atraiçoados pelo terreno. Durante o Verão, o nível da água baixa rapidamente mas o solo permanece húmido e pouco consistente embora aparente o contrário. Um pequeno descuido e esta viatura pesada acabou por ficar atolada e teve que ser retirada com recurso a ferramentas e ao tractor do dono da Piteira. Acontece aos melhores. É sempre bom cometer erros durante os treinos. É uma experiência que se ganha. É preferível aqui do que no teatro de operações.


O Sr. Virgílio Silva, dono da Piteira, e o seu tractor resolveram a questão e desatascaram a viatura 



O exercício militar contempla ainda o uso de meios aquáticos

Sem comentários: