quarta-feira, março 11, 2015

Divulgação cientifica e motivação para as ciências, eclipsadas no concelho de Alcácer do Sal?

Dia 20 de Março irá ocorrer um espectáculo celeste raro. Na verdade, passados dezasseis anos, um eclipse do sol vai ser visível em Portugal - o último foi numa manhã quente de Agosto de 1999. É um eclipse parcial mas é o que se pode arranjar. Nem um eclipse em condições, isto é, um eclipse total, merecemos.
Ora um evento desta natureza deve (deveria?) ser devidamente explorado no concelho no sentido de fazer algo em prol do conhecimento, divulgação e motivação para a área das ciências junto de uma população cientificamente analfabeta.
Estará previsto algo? Espero bem que as escolas do concelho, e em particular o Agrupamento de Escolas do Torrão, façam qualquer coisinha em prol da divulgação cientifica e da motivação e orientação para uma área fundamental do conhecimento - até porque estes fenómenos fazem parte inclusive da matéria dada nomeadamente de Física-Química, salvo erro no 7º ano - e até mesmo o poder local devia fazer qualquer coisinha nem que fosse apenas divulgar.
Bem sei que a ciência não dá votos mas tanta coisa é divulgada nomeadamente informação meteorológica porque não divulgar e se fizessem mesmo umas actividades? Porque não? Não é só com poesias, contos infantis, pinturas, lirismos, fotografia e afins que a coisa lá vai. Da mesma forma, se se quer apoiar a educação, não é apenas com entregas grátis de livros escolares ou entregas de diplomas de mérito. Quanto mais motivados os alunos estiverem mais diplomas de mérito e melhores resultados os alunos do concelho terão... penso eu. Mas se calhar sou eu que estou errado e não percebo nada disto. Seja como for, haja sensibilidade e bom senso. Bem sei que ciência é bem mais difícil que cinema, pintura, poemas e demais mas... se for preciso o Paulo explica. Já no passado o Paulo também se disponibilizou para explicar. É claro que não quiseram saber das explicações do Paulo para nada e depois foram à vida. Nunca é por falta de aviso!

Bom, adiante. Se se lesse o que interessa saberiam que um dos mais conceituados e conhecidos físicos, Michiu Kaku, vem a Portugal, e afirma que a ciência é o motor da prosperidade e que aqueles que não apostam na ciência serão pobres no futuro. Isto explica muita coisa e se calhar, sabe-se lá, é precisamente isso que se pretende para esta terra.

Quanto à escola, deixo o repto: por favor, vejam lá se arranjam uma pequena verba para adquirir filtros (NUNCA OLHAR DIRECTAMENTE PARA O SOL!) - que nem é tão caro quanto isso nem é coisa difícil de arranjar - até porque eu sei que têm um telescópio, e pegam nos putos e os põem a fazer observações ou alarguem mesmo a iniciativa, com o apoio das referidas instituições, à população. Na verdade já foi feita no passado recente uma iniciativa que consistia numa observação nocturna do céu, em Junho de 2013, na ermida. Podem ainda falar com o Observatório Astronómico de Lisboa, pode ser que mandem algum material ou venha cá alguém. É preciso é ter iniciativa e convidar.
Ainda por cima, o eclipse vai ocorrer dia 20 de Março; uma coincidência feliz pois é o último dia de aulas antes das férias da Páscoa. Querem melhor para final de 2º período?

Sabendo, como eu sei, os paupérrimos resultados que em média se registam, desde há anos, na disciplina de Matemática na escola do Torrão (mas não só), todas as formas de motivar e levar o gosto pela ciência seria uma mais-valia. Ainda para mais, como referi antes e insisto, este fenómeno não é todos os dias que é observado em Portugal tendo o último eclipse do sol sido visível em Portugal em Agosto de 1999.




Sem comentários: