sexta-feira, fevereiro 06, 2015

Alcácer do Sal: retrato de uma cidade desprezada

Uma Alcácer do Sal desleixada com ruas sujas, buracos, lombas com anos, escoadouros entupidos... autênticos pontos negros.
A pedido de muitos alcacerenses fomos hoje a alguns pontos mais sensíveis na terra de Pedro Nunes.




O primeiro caso situa-se no Rio dos Clérigos, mais conhecido por Bairro do Venâncio, e prende-se com a degradação do piso e com a existência de uma incómoda lomba que muitas queixas provoca a quem ali passa diariamente no seu automóvel.
A lomba encontra-se ali há mais de dois anos. A causa foi o rebentamento de uma conduta, ainda no anterior mandato do executivo municipal. Quando se procedeu ao asfaltamento o trabalho não ficou muito bem feito, ficando a incómoda lomba ali desde então. 




Também no Bairro do Venâncio, mais acima, um enorme monte de areia acumula-se. A areia vem de uma zona mais elevada e se é certo que o proprietário não toma medidas para conter a areia não é menos verdade que os serviços municipais custam a vencer a inércia e proceder à limpeza desta via pública.
Dois problemas que se vão arrastando. Talvez por este ser um bairro periférico de Alcácer, hajam poucos eleitores e esteja pouco à vista. O objectivo desta intervenção é também para dar visibilidade a quem não a tem.
Será que a câmara está de forma igual ao serviço de todos os munícipes ou ao serviço mais de uns do que de outros? Fica a pergunta.










Areias em quantidades significativas no passeio entre o Bairro do Venâncio e o Minipreço. Estas quantidades anormais indicam que a limpeza dos passeios nesta zona não é coisa frequente.










Na Foz temos este caso. Um escoadouro que não é limpo e onde as ervas crescem descontroladamente.
Também terra, pedras e folhas obstruem a passagem por baixo de um acesso local.


Estes são apenas alguns casos, os mais prementes. Mas muitos mais há que merecerão a nossa próxima atenção.
Antes de colocar Alcácer no mapa convinha primeiramente que esta fosse embelezada e as suas ruas limpas e reparadas e os escoadouros de água, limpos. Convinha.

Sem comentários: