sexta-feira, janeiro 09, 2015

Sociedade 1º de Janeiro Torranense impõe lei da rolha a antigo presidente

Liberdade expressão, um assunto que está na ordem do dia. Tal como em Paris, no Torrão a mesma política de silenciamento. Se as vozes são incómodas, na Sociedade 1º de Janeiro Torranense esta Direcção resolve limpo, bloqueando simplesmente e em surdina. Eis pois um exemplo flagrante de captura de instituição.
Para impedir comentários incómodos primeiro remove-se a amizade para impedir comentários na página e depois, e por uma simples manifestação acerca da morosidade na publicação da convocatória para a Assembleia Geral, partilhando um post da referida página, o bloqueio. É simples assim. É simples e descarado.
Em páginas individuais, que se bloqueie é natural - eu próprio bloqueei algumas pessoas e outras estão condicionadas - mas em páginas institucionais, e sempre que não se verifiquem insultos ou outras formas indignas de comentar, o procedimento não deve ser esse a menos que os seus dirigentes sejam suficientemente fracos e estejam de alguma forma comprometidos. Na qualidade de antigo presidente, sócio e cidadão, não posso deixar de considerar tal atitude, lamentável a todos os títulos, de repulsa e indigna até mesmo para com uma instituição que deve ter valores associados a ela, os valores da liberdade e da cidadania. Uma atitude totalmente desenvergonhada, imoral e infame e se pensavam que tal passava em claro e que imperaria o silêncio enganaram-se. Acções destas não podem passar impunes. Não nos podemos calar.
Então consideram que o professor de ginástica teve uma reacção exagerada e incompreensível por não ter gostado de uma rábula mas depois procedem exactamente da mesma maneira? Que coerência! Que seriedade e que honestidade intelectual! Parabéns!
Infelizmente, na realidade, embora, naturalmente, diferentes na forma, tanto esta Direcção - ou alguns membros? - como os assassinos de Paris são idênticos no objectivo - o de (tentar) silenciar. Ainda assim, mas também à semelhança dos assassinos de Paris, irão falhar, pois os efeitos práticos da acção serão nulos pois como se pode ver, o bloqueio só funciona em parte pois temos acesso à página da Sociedade quando quisermos - não interessa como. Cada um que imagine o que entender. Também por isso, este artigo. E sempre que se queira comentar algo, recorta-se e comenta-se. Simples. A menos que acabem com a página ou esta seja bloqueada a toda a gente ou então façam uma página só para amigalhaços. Assim como assim, é prática nestas bandas.
Está à vista. A liberdade de expressão e de opinião têm muito que se lhe diga.






Sem comentários: