quarta-feira, janeiro 21, 2015

Feira Renascentista está de volta ao Torrão

Bandeira Nacional entre 1521 e 1578


Estandarte pessoal de El-Rei D. Manuel I

O espaço do polo do Torrão da Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal foi pequeno para acolher todos aqueles que na noite de ontem se deslocaram ali para a reunião de preparação da V Recriação Histórica - Feira Quinhentista «Torrão ao tempo de Bernardim Ribeiro».
A reunião foi presidida por Vitor Proença, Presidente da Câmara Municipal - que detém o pelouro da cultura - o qual se fez acompanhar pelos restantes vereadores a tempo inteiro - com excepção da Vereadora Ana Soares, a recuperar de uma recente intervenção cirúrgica - e pelo staff de apoio.
O evento já está agendado e irá decorrer entre os dias 22 e 24 de Maio.
As linhas principais de orientação estão centradas na inovação e numa forte aposta na divulgação. O edil referiu que pretende levar a divulgação do evento à BTL, Feira Internacional de Turismo que irá ter lugar na FIL em Lisboa entre os dias 25 de Fevereiro e 1 de Março. A aposta na divulgação passa ainda pela televisão e pelas redes sociais apesar das limitações orçamentais, facto que foi salientado.
A aposta para este ano vai no sentido de manter o mesmo registo dos outros anos, isto é, centrado nos cortejos históricos, mostras de armas e músicos com instrumentos de época, ao vivo. As inovações prendem-se com o acréscimo de produtos regionais e o centralizar o evento na figura do poeta torranense Bernardim Ribeiro, que será uma figura presente na medida em que durante o evento um actor irá reencarnar a personagem do poeta e irá pelo evento declamando poesias do repertório do poeta considerado iniciador do género bucólico em Portugal.
O público presente mostrou interesse e foi participativo, respondendo ao desafio do Presidente da Câmara que foi no sentido de todos darem o seu contributo, sugestões, críticas, pontos que podem ser melhorados, etc.


O Presidente da Junta de Freguesia de Alvalade do Sado, freguesia com grande experiência neste tipo de evento - a iniciativa Alvalade Medieval, já com grande projecção nos meios de comunicação social e que já vai na sua XII edição - também marcou presença e manifestou a sua disponibilidade para cooperar com o Torrão.

Iniciado em 2008, esta será a quinta vez que o Torrão acolhe o evento. O Pedra no Chinelo registou os edições anteriores as quais podem ser vistas aqui, aqui, aqui e aqui.

Sem comentários: