sábado, outubro 18, 2014

PENSAMENTOS MANHOSOS – Salada Mista

Algumas pessoas que felizmente me vêm lendo vão-me chamando a atenção quer para vários e determinados temas como para as abordagens pouco profundas dos “Pensamentos Manhosos”.  Eu claro que agradeço as chamadas de atenção mas tenho a alegar em minha defesa que:

1- Considero-me um semi-analfabeto, auto-didacta, apartidário, livre e independente.

2- Não é minha intenção dar soluções que não tenho nem tenho pretensões a não ser realmente pensar e escrever o que penso.

3- Tento contagiar as outras pessoas a pensar tipo: se este “esparveirado” escreve eu também consigo. Por isso não tenham preguiça e quem não conseguir falar, tente pelo menos escrever que ficamos muito bem depois de o fazer porque enquanto a palavra escrita tem o valor de ficar vincada, a palavra dita esté sempre sujeita a: ao “ah e tal eu não disse isso!” e às etiquetas do “politicamente incorrecto”. Aqui não; fica escrito e depois até se poder corrigir enquanto a palavra dita “saiu” e já lá vai.

 4- Não tenho vergonha de ter de mudar e, obrigado pelas evidências, ter de pedir desculpa ou mudar uma opinião. Só os burros não mudam e eu ainda não cheguei a esse estado.

Posto isto e continuando com os “Pensamentos Manhosos” dou muitas vezes comigo a pensar: E se não houvesse corruptos? E se não houvesse ladrões? E se não houvesse desonestos? E se não houvesse Políticos traidores à Pátria, aos cidadãos e aos ideais? O Mundo seria um caos. Não eram precisos juízes, não eram precisos polícias para prenderem os ladrões, não precisávamos de andar sempre com “um olho no burro e outro no cigano” por causa dos desonestos… nem eram precisas pessoas para votar eleições políticas! Viveríamos numa sensaboria. Ora bem, passa-se o mesmo com o Estado Islâmico. Sem raptos, sem prisioneiros, sem armas, sem cabeças para cortarem e sem pessoas a quem aterrorizar, a vida deles seria um caos. Nós, sociedades ocidentais, de há algumas centenas de anos a esta parte temos vindo a criar um tipo de sociedade baseada em princípios que valerão o que valem mas são os nossos, nos quais acreditamos e que estamos a ver serem destruídos todos os dias, afastando-nos cada vez mais da Paz, do Pão, da Habitação, da Saúde e da Educação. Mas não somos nós que nos estamos a desviar do caminho como nos pretendem fazer crer. Alguém o está a fazer a mando de outro alguém. Os nossos inimigos moram e convivem tranquilamente connosco. São aqueles traidores que negoceiam com os países onde não se respeita nada nem ninguém. Traiçoeiros que apoiam a Malala, dizem que estão contra o que lhe fizeram e depois negoceiam com o Paquistão. E com a Índia. E com a União Sóviética a quem deixaram de vender botões para as calças para parecerem que os estão a boicotar comercialmente. E dão dinheiro ao Hamas para Israel ter mais casas para derrubar, que por sua vez compram as armas aos americanos e chineses. Continuam a fomentar experiências em laboratórios para que na altura em que se encontrarem encurralados, porque o vão estar um dia, basta apenas largar um Èbola, uma SIDA, uma peste qualquer e em 10 minutos vão destruir milhões de forma a que só cá fiquem os que lhes fizerem falta. E os Orçamentos de Estado que continuam a dispensar dinheiro para a Ciência da qual depois só uma minoria pode usufruir. Um pobre com um cancro tem 1 ano de vida - se tiver e se precisarem dele para mais experiências. Um rico vive uma eternidade com o mesmo. Já pensaram que a profissão mais frustrante deve ser a de médico? Estudam uma vida inteira para depois passarem essa mesma vida a “atamancar” a vida dos outros porque não têem meios de vencer a morte ?
Isto que eu aqui escrevi hoje, será uma cabeça de alfinete que caíu mesmo no centro do Oceano Pacífico. Esta salada de pensamentos reflete um pouco a minha desordem tipo: Toco guitarra, toco piano, gira-disco, campaínhas de porta, canto, assobio, escrevo letras, escrevo música e não faço nada destas coisas em condições. Mas sou persistente. A melhor definição que encontro para isto é ”Polivalência de Pensamentos Manhosos”.
Realmente há pessoas que só têem “pensamentos manhosos”.

Uma boa semana para todos e pensem.

Jorge Mendes

Bruxelas, 14/10/2014

Sem comentários: