quarta-feira, setembro 10, 2014

Se o ridículo matasse...

Apagados que estão os holofotes mediáticos e depois de um evento que fez correr muita tinta voltamos ontem, dia 9 de Setembro, à Barragem de Odivelas para verificar in loco se teve consequências o facto de centenas de pessoas terem para ali convergido isto porque a comunicação social entre outras diatribes afirmou convictamente que tal facto traria «graves problemas ambientais». 
De referir que demos uma volta e temos antes de mais que felicitar a câmara de Ferreira e os seus serviços de saneamento - embora haja ainda quem tenha jurado que a câmara de Alcácer também por lá andou a limpar! - pelo trabalho impecável que levou a cabo. De facto, praticamente todo o lixo foi recolhido. Vimos pescadores, vimos peixes na água e até um casal de águias no ar. Afinal o ecossistema desta reserva ecológica (?) não foi afectado. Pena a comunicação social tradicional não voltar lá e verificar. Foi notícia ainda o facto da Associação de Beneficiários da Obra de Rega de Odivelas, proprietária dos terrenos, ponderar avançar com uma queixa caso ficasse lixo no local. Ora o assunto continua em suspenso. Afinal apresentam queixa ou não apresentam queixa? Os órgãos de informação tradicionais deviam procurar a resposta para fechar a notícia. Seja como for, eis o estado em que ficou o local. 
Estranhamente, lixo só junto ao tal ponto de recolha fixo, estipulado pelo município de Ferreira do Alentejo. Será que a recolha de lixo naquele ponto não é diária? E porque é que a câmara não constrói um plataforma para colocar o contentor e de forma mais estável para evitar que este ande sempre de pantanas?


Quem seria que deixou aqui este saco de lixo? Alguém que foi acampar depois dos ravers. Só pode. Nem a câmara limpa nem os proprietários apresentam queixa. Isto quando há má vontade...








Atentado ambiental? Risco ecológico? Onde?  Tudo impecavelmente limpo. Valeu o civismo dos festivaleiros e a eficácia dos serviços camarários de Ferreira... e de Alcácer? Há quem jure a pés juntos que Alcácer foi dar uma mãozinha. Resta saber porque carga d'água.






Quanto ao ponto de recolha fixo, é o que se vê. Sem comentários.

Sem comentários: