terça-feira, abril 08, 2014

Melhor vinho tinto português é do Torrão



O vinho tinto “Cavalo Maluco 2009” da Herdade do Portocarro, na freguesia do Torrão, foi considerado, por um grupo de especialistas denominado Court of Masters Sommeliers, o melhor vinho tinto português na categoria Tintos acima dos 20€ e obteve a melhor classificação entre todas as categorias de vinhos que estiveram a concurso num evento, o Vestigius Top Wines 2014, organizado pelo Vestigius Wine Bar, em Lisboa, e que juntou seis especialistas mundiais (sommeliers ou mestres escanções) que avaliaram centenas de vinhos portugueses, distribuídos por sete categorias. 
José Mota Capitão, proprietário da Herdade do Portocarro, ficou feliz com a classificação do “Cavalo Maluco 2009” e identificou algumas das propriedades deste como sendo “extremamente complexo, concentrado, poderoso e muito elegante”, acrescentado ainda que “este vinho tem todo este poder mas não é agressivo, tratando-se essencialmente de um vinho de guarda, feito para durar cerca de 20 anos sem perder as suas propriedades”.
Na opinião do proprietário da Herdade do Portocarro “as características deste vinho devem-se essencialmente à região abençoada onde é produzido”. Na região “temos o sol que faz bons vinhos e a brisa marítima nocturna que refresca as uvas”.
O Vestigius Wine Bar é um bar de vinhos que fica localizado em Lisboa e abriu portas em Novembro de 2013. Tem como objectivo promover e divulgar os melhores vinhos nacionais e internacionais junto dos consumidores directos. Dispõe de uma garrafeira com mais de 200 rótulos, tem desenvolvido várias acções vínicas, nomeadamente provas de vinhos com os produtores e tertúlias em torno do vinho, com figuras de relevo internacional na área.
O Court of Masters Sommeliers é o organismo de maior prestígio mundial na área de serviço de vinhos, cujo objectivo é incentivar a melhoria dos padrões de conhecimento de bebidas e serviço em hotéis e restaurantes de topo a nível mundial. A educação para os vinhos é e sempre foi um dos seus grandes objectivos. Foi fundado oficialmente em 1977, assumindo-se como a entidade internacional mais credível no que toca à formação de sommeliers, com um padrão de avaliação exigente e rigoroso, reconhecido internacionalmente.

Sem comentários: