quarta-feira, fevereiro 05, 2014

Vitor Proença define os primeiros cem dias de mandato como muito intensos e exigentes


Fotografia e texto: Paulo Selão


O Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vitor Proença,  considera que os seus primeiros cem dias de mandato à frente da autarquia foram muito intensos e muito exigentes em grande parte devido à situação que herdou onde é "difícil encontrar o fio à meada". Ainda assim, o edil encara o futuro com optimismo.


Foi sobretudo um período muito intenso e muito exigente dedicado em grande parte a estudar dossieres complexos onde é difícil "encontrar o fio à meada" e que carecem de ser clarificados. Foi desta forma que Vitor Proença definiu os primeiros cem dias de mandato que se completaram na passada Terça-feira, dia 28 de Janeiro, em conversa - muito esclarecedora e pormenorizada - por nós solicitada, que teve lugar ontem no seu gabinete e que durou cerca de uma hora.
O autarca enfatizou a atenção que o seu executivo está a ter com questões relacionadas com compromissos e encargos que a Câmara assumiu no passado tais como o projecto RUAS (Regeneração Urbana de Alcácer do Sal), contratos diversos, discrepâncias nos contratos e componente organizativa. Quanto a este último ponto, o edil salientou que neste período também se procurou "arrumar a casa" aproveitando os "valiosos recursos humanos que encontrou" os quais podem ser rentabilizados porque são qualificados e interessados. Outra situação que preocupa Vitor Proença prende-se com o dossier EMSUAS. Relativamente à empresa municipal, a qual é financiada em 97% pelo município e que configura uma ilegalidade pois o financiamento máximo permitido é de 50%, o presidente alcacerense sublinhou que a situação da EMSUAS tem que ser estudada.
Vitor Proença salientou ainda que nestes primeiros cem dias teve a oportunidade de se reunir com investidores económicos no sentido de encerrar situações de curto prazo pendentes e procurar concretizar outras relacionados com o Hotel de Vale de Gaio e a melhoria das acessibilidades à Herdade de Vale de Arca. Foram ainda estabelecidos contactos na área da saúde, nomeadamente em reuniões com o Presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo e o Presidente da Unidade Local de Saúde no sentido de encontrar uma solução para o Centro de Saúde do Torrão. O edil destacou ainda a criação do gabinete de protecção civil municipal o qual está ligado ao Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal e do qual mereceu um elogio.
O Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal está no entanto optimista e pensa já na estratégia a delinear a médio prazo no sentido de se começarem a lançar bases para o futuro dando como exemplos o conhecimento dos novos pacotes financeiros da União Europeia e acompanhamento de todo o processo bem como iniciativas culturais, desportivas e sociais.
As principais linhas orientadoras terão em vista a questão do emprego, a busca de investimentos e a aposta no turismo (turismo rural e turismo de barragens) tendo como base a inclusão do município no Plano Estratágico dos Produtos de Sol e Mar e a vinda da Associação de Produtores de Vinho (vinhos da costa alentejana) a qual pretende ficar sedeada em Alcácer do Sal.
Vitor Proença encabeçou a lista da CDU à Câmara Municipal de Alcácer do Sal e saiu vitorioso das eleições autárquicas que tiveram lugar no passado dia 29 de Setembro. A CDU conseguiu obter quatro mandatos no órgão executivo municipal o qual é composto por sete lugares ficando assim com maioria absoluta. Os restantes três lugares são ocupados por vereadores do Partido Socialista (sem pelouro).

 

Sem comentários: