domingo, dezembro 15, 2013

Presépio já enfeita Largo do Cruzeiro

O típico e célebre Presépio do Largo do Cruzeiro já enfeita aquela zona do Torrão. Ficam as fotos ilustrativas e quem quiser ver ao vivo, já sabe; é só vir ao Torrão e visitar o Largo do Cruzeiro.












Nota pessoal: Só tenho um crítica a fazer. A meu ver, devia ser feito um Presépio à antiga portuguesa e não misturar tudo ao desbarato. Aqueles enfeites nos pinheiros, berliques-e-berloques, aqueles colares feitos com tampas de plástico e bolinhas de plástico coloridas, pais natais e afins não deviam estar ali; estão desenquadrados e torna a coisa um bocado apalhaçada. E a estrela devia estar fora da cabana. Já alguém alguma vez viu uma estrela dentro de casa? Para além disso, a Árvore de Natal e o uso e abuso de luzinhas são invenções americanas bem como a figura do Pai Natal, a qual surgiu nos anos 30 num anúncio da Coca-Cola. Portanto, a meu ver, a aposta correcta será no tradicional Presépio à antiga portuguesa; aumentando a área e o número de figuras do Presépio as quais devem ser em cerâmica (do género das que ali figuram já), incorporar um pequeno lago, e recorrendo exclusivamente a materiais tradicionais e naturais tais como palha, musgo, madeira, rama, caruma, pedras, argila, etc. tudo o resto é tralha desnecessária e de gosto duvidoso. Pessoalmente bania o plástico. Mas é apenas a minha opinião pessoal a qual sinto que tenho o direito de dar por o Presépio estar implementado num espaço público. Ainda assim é uma boa iniciativa e os promotores, todos eles, estão de parabéns. Aquilo que eu quero dizer é que pode ser melhorado - e muito - em todos os aspectos.

Sem comentários: