sábado, novembro 09, 2013

Pedaços da história do Torrão

Já o havia feito no Facebook mas para que todos tenham acesso, resolvi colocar aqui no nosso cantinho um pedaço de património que resiste em terras de Bernardim. Aquilo que vos vou apresentar é uma lápide. Situa-se no Torrão mais concretamente no chamado Convento das Freiras ou Convento de Nossa Senhora da Graça.
Digo-vos também desde já que vou ter a audácia de tentar fazer aquilo que se calhar poucos ou nenhuns se deram ao trabalho de fazer durante os últimos séculos: tentar traduzir ou transcrever o que conseguir do epitáfio para português actual para que seja de melhor e mais fácil compreensão. 
O que eu não faço por vós...

Imagem da torre do convento


Vista geral da lápide tumular. 

Epitáfio principal (em latim):
 
        HIC EXPECTO CARNIS RESURECTIONEM

O meu latim é fraco mas esta expressão é-me minimamente inteligível. Será qualquer coisa como:

«Aqui espero o dia da ressurreição» ou «Aqui espero a ressurreição do corpo» ou ainda, tradução ipsis verbis, isto é, exactamente pelas mesmas palavras, «Aqui espero a ressurreição carnal».




Pormenor da lápide e do epitáfio secundário, o qual descreve entre outras coisas, para os vindouros, quem foi aquele que ali se encontra.

Peço a quem consiga traduzir com mais precisão um complemento. Obrigado.

SA DODor (?) FR (Frei? Francisco?) SIMÃO SOARES DE CARVALHO. FOI COMENDADOR DA ORDEM DE CRISTO, FIDALGO DA CASA DE SUA MAJESTADE, DO SEU CONSELHO, SEU DESEMBARGADOR DO PAÇO E UM TAMBÉM (?) CONSELHEIRO DE SUA REAL FAZENDA E JUÍZ (?) DAS IUSTIFICAÇÕES (?) DELA. FIDALGO NA CORTE DE MADRID, SERVINDO DE CONSELHEIRO A SUA MAJESTADE NO CONSELHO DE PORTUGAL ONDE FALECEU AOS 13 DIAS DO MÊS DE FEVEREIRO DO ANO DE 1631. FOI SEU CORPO DEPOSITADO NO CAPÍTULO (?) DO COLÉGIO IMPERIAL DA COMPANHIA DE JESUS E DAÍ TRASLADADA SUA OSSADA NO ANO DE 1633 PARA ESTA SUA CAPELA DA INVOCAÇÃO DAS CHAGAS DE CRISTO AOS 22 DIAS DO MÊS DE OUTUBRO DE CUJO (?) PADROADO FOI FUNDADOR E DELA SERÃO PADROEIROS OS SUCESSORES NO MORGADO QUE INSTITUI COMO OBRIGAÇÃO DE MISSÃO QUOTIDIANA ENQUANTO O MUNDO DURAR E A MISSA CONVENTUAL DESTE MOSTEIRO SERÁ AQUI A CADA DIA A CELEBRAR POR OBRIGAÇÃO DESTA CAPELA OU SEJA (?) REZADA OU CANTADA A QUAL DIRÁ NA DITA CAPELA (?) O CAPELÃO O QUE OS DITOS SUCESSORES APRESENTAREM E O SERÁ DAS DITAS RELIGIOSAS SEMPRE A DIZER A MISSA NA HORA ORDENADA POR SUA REGRA E NO FIM SAIRÁ COM ÁGUA BENTA E RESPONS (?) REZADO OU CANTADO CONFORME SE DISSER A MISSA SOBRE SUA SENHORIA (?) PRA O QUE E PARA A FÁBRICA E REPARO DA DITA CAPELA ESTÃO OBRIGADAS AS RENDAS DO DITO MORGADO QUE POR EXTINÇÃO DA GERAÇÃO DOS ....???? A ESTE MOSTEIRO... ??? DECLARADAS.



Lamento, mas como no final a tinta e as letras estão sumidos só no local é que poderia chegar ainda um pouco mais além.
Sendo eu um leigo em latim e português antigo e não sendo historiador, arqueólogo ou da área competente peço de antemão que me seja perdoado qualquer erro grosseiro.
Seja como for, mais algumas haverá por aí à espera que alguém paciente e mínimamente culto as traduza ainda que de forma grosseira. 
Se o vosso escriba tiver tempo poderá sempre fazer uma «perninha».

Sem comentários: