quarta-feira, novembro 20, 2013

Município instala luminárias economizadoras - informação complementar


A Câmara Municipal de Alcácer do Sal está a proceder à substiuição das antigas luminárias por novos equipamentos de iluminação pública baseados na tecnologia LED tal como consta num comunicado divulgado ontem e que consta na imagem. Tal como o referido documento especifica, os novos equipamentos são de facto mais economizadores (permitem uma poupança de energia da ordem dos 80% com o mesmo desempenho). Para além disso, as lâmpadas LED têm o triplo do tempo de vida das lâmapdas tradicionais. Outra vantagem desta tecnologia - que não está especificada no documento prende-se com o facto desta ser uma «luz fria» isto é, emite pouca ou nenhuma radiação ultra-violeta o que implica que não atrai ou atrai em menor números os indesejáveis insectos que de Verão gravitam em torno das luminárias.
Como complemento, e porque tal não consta no comunicado - nem teria que constar se bem que até poderia figurar ali - e porque aqui no Pedra no Chinelo a informação é mais detalhada e precisa, a aquisição do equipamento foi efectuada à Vibeiras - Sociedade Comercial de Plantas, S.A. e custou ao município a quantia de 221.267,88€, tal como se pode constatar aqui.


Curiosamente, de acordo com o descrito no BASE, a aquisição de luminárias com tecnologia LED prende-se com a requalificação do espaço público da margem norte do Rio Sado embora o comunicado refira que estas foram implementadas no Torrão, Santa Catarina e em Alcácer do Sal (Bairro da Casa do Povo e Urbanização do Parque).

Sem comentários: