quinta-feira, outubro 31, 2013

Revista de Turismo do Distrito de Setúbal - o concelho de Alcácer do Sal em 1944: 2ª parte

Casa Agrícola Serra Lynce

Uma das mais importantes do Vale do Sado


Falar da Casa Agrícola Serra Lynce é falar de uma modelar organização agrícola que pode citar-se como exemplo de probidade e técnica, e muito se destaca na agricultura nacional, tendo feito escola na região do Vale do Sado.
Foi a Casa Agrícola Serra Lynce fundada à quási um século, pelo grande agricultor, já falecido, José Serra Lynce, um dos grandes mestres de lavoura do concelho de lcácer do Sal, e um dos primeiros que iniciaram a cultura do arroz em Portugal.
Presentemente a Casa Serra Lynce é dirigida pelo seu proprietário, Sr. Dr. Francisco Serra Lynce, que mantém as magníficas tradições de seu falecido tio, o grande fundador desta apreciável colmeia de trabalho, onde se cuida, primorosamente, de diversas culturas e gados.
A principal actividade desta casa, estende-se, nomeadamente, por duas grandes herdades - a Lezíria, que fica na margem do Sado, em frente de Alcácer do Sal; e a Herdade D. Rodrigo, já situada na freguesia do Torrão, muito rica em cortiças e arroz.
Seguindo o exemplo de seu tio, o actual proprietário, Sr. Dr. Francisco Serra Lynce, dedica a maior atenção à sua Casa Agrícola, onde muitos trabalhadores ganham o seu pão; e um dos seus maiores cuidados consiste em tratar o seu pessoal o melhor possível, praticando actos de simpática benemerência. 
De resto, o seu espírito altruísta faz-se sentir em todo o concelho de Alcácer do Sal, onde goza o mais justificado prestígio.











Casa Agrícola 
 Francisco Mendes Palma

 No meio agrícola da freguesia e antigo concelho do Torrão destaca-se a Casa Agrícola
Francisco Mendes Palma, que tem as melhores raízes na agricultura alentejana.
É chefe desta importante casa o sr. Francisco Mendes Palma, neto e filho de lavradores, conhecendo todos os problemas agrícolas da região.
Muito novo veio o sr. Francisco Mendes Palma de Trigaxes para o Torrão, dirigir uma herdade de seu pai, e mais tarde constituiu casa sua, tomando dezenas de proriedades de renda, até que adquiriu a magnífica Herdade do Montinho, na freguesia do Torrão.
Nesta herdade, que tem uma área superior a 800 hectares, desenvolveu a maior actividade agrícola, plantando muilhares de oliveiras, cultivando trigo e outros cereais, cuidando dos grandes montados de azinho, e dedicando especial carinho à indústria pecuária e de laticínios.
Independentemente da sua actividade agrícola, o sr. Francisco Mendes Palma tem prestado os mais relevantes serviços à freguesia, sobretudos em problemas de beneficiência.
Seguindo o exemplo de seu pai, os seus filhos, os srs. José e Francisco Mendes Palma, também se dedicaram à lavora, exercendo os dois a gerência desta importante Casa Agrícola.



Sem comentários: