segunda-feira, outubro 28, 2013

O banquinho encharcado


O chamado banco da praça, como o nome indica, situado em plena Praça Bernardim Ribeiro, é o local onde aqueles que vão viajar esperam pela «carreira» da rodoviária mas também o local onde muitos torranenses passam boa parte da manhã ou da tarde, em suma, do dia. Mas também de noite muitos são aqueles que o procuram.
Ora o tempo nada perdoa e o toldo do banco da praça começou já há algum tempo a meter água por todos os lados, e pior, mesmo depois de ter parado de chover, como a água se havia infiltrado nas placas, ainda o local continua inundado e a pingar água, alagando o banco todo não dando hipótese de ninguém se sentar ali.









Ora é bom de ver que tal problema tem que ser solucionado o mais breve possível. Mas reparando apenas o toldo? Isso é o mais fácil e o mais cómodo. Sejamos arrojados e originais. Para além da funcionalidade outro especto tem que ser tido em conta:  a estética.
 Se repararmos na primeira foto, o toldo tem impacto visual porque não respeita a traça de um praça antiga como é a Bernardim Ribeiro. A sua estética não se enquadra na arquitectura tradicional.
A proposta seria de fazer um telheiro de forma a respeitar a traça onde se enquadra, nomeadamente da torre do relógio. Não é algo que custe nenhuma fortuna ao erário (há coisas bem piores como publicidade a rodos por exemplo) e é simples e rápido de executar.
Nas imagens abaixo, exemplos de dois tipos de telheiro em espaços privados. Como a zona onde seria implementada a estrutura é a sala de estar, digamos assim, da Praça Bernardim Ribeiro e sendo aquela área afectada por correntes de ar, a única coisa a fazer a mais seria cobrir com pano de tijolo os alçados laterais.
Fica o desafio e a sugestão... e as imagens exemplificativas.









Exemplo 1 - Telheiro elaborado com materiais tradicionais: ripado de madeira e telha de canudo. Uma estrutura deste género seria a que se enquadraria melhor na Praça Bernardim Ribeiro, por baixo da secular torre do relógio. E para ser mais arrojada, um toque especial, à semelhança deste: umas plantas trepadeiras. Mas isso já seria arrojado demais e são conceitos muito à frente (green building, green city). Não exageremos.






Exemplo 2 - Telheiro elaborado com ripado misto (madeira e alunínio) e telha lusa com algeroz em PVC

Sem comentários: