terça-feira, outubro 01, 2013

Inquéritos Pedra no Chinelo deram qualitativamente esboço fidedigno

O conjunto de inquéritos levados a cabo no Pedra no Chinelo foram fidedignos do ponto de vista qualitativo. O primeiro inquérito revelou que a popularidade do Presidente da Junta de Freguesia do Torrão, cessante, estava de facto e sem sombra de dúvida tremendamente debilitada. Na verdade, e na análise mais aprofundada que iremos fazer no próximo artigo, constatou-se que a erosão foi tremenda. Já o inquérito onde se procurava saber qual o nível de aceitação do mais forte dos três candidatos adversários de Décio Fava, revelou que o agora presidente eleito, Virgílio Silva teve grande aceitação popular.
Para além disso, os inquéritos realizados onde se procurava inquirir sobre questões relativas ao período 2009-2013 e a outras questões relativas à freguesia, constatou-se que o descontentamento era brutal o que levou, por consequência, também ao desfecho de Domingo.
No último inquérito realizado, verificou-se que os leitores do Pedra no Chinelo demonstraram sempre preferência inequívoca pelos candidatos da CDU, tanto à Câmara Municipal como à Assembleia de Freguesia do Torrão.

Do ponto de vista quantitativo era espectável uma significativa discrepância e uma grande margem de erro associada, essencialmente por quatro factores:

1 - Apenas aqueles que têm acesso à internet e dominam as novas tecnologias de informação podiam responder, deixando um número significativo de potenciais eleitores de fora.

2 - Qualquer pessoa podia votar nos inquéritos realizados no Pedra no Chinelo, incluindo menores de 18 anos que, como se sabe, não têm idade para votar.

3 - Qualquer pessoa podia votar independentemente de estar ou não recenseada na freguesia do Torrão. Inclusive nada impedia até que estrangeiros nos seus países pudessem eventualmente votar.

4 - Qualquer pessoa, nomeadamente emigrantes do Torrão ou do concelho todo, podia votar a partir dos países onde residem, apesar de estar impossibilitada de se deslocar às mesas de voto no dia das eleições e visto que os cidadãos portugueses emigrantes não podem votar para estas eleições, no estrangeiro.


Ainda assim, comparados os resultados dos inquéritos com os resultados eleitorais, apenas se verifica discrepância nos valores. Relativamente à Assembleia de Freguesia do Torrão, a classificação dos candidatos é a mesma que foi revelada nos inquéritos. Já relativamente à Câmara Municipal, apenas falhou, como se esperava, o resultado relativamente aos segundo e terceiro lugares.


Assembleia de Freguesia do Torrão


Inquérito Pedra no Chinelo






Resultados eleitorais






Câmara Municipal de Alcácer do Sal

Inquérito Pedra no Chinelo






Resultados eleitorais







Para ver todos os questionários, venha AQUI.

Sem comentários: