sexta-feira, setembro 27, 2013

Votemos em pessoas e não em partidos

É importante percebermos de uma vez por todas que quando votamos devemos olhar para as pessoas e não para partidos ou ideologias. Essa é uma ilusão que nos querem fazer passar para que façamos na secção de voto o mesmo que se faz num estádio de futebol: apoiar equipas, apoiar clubes.
Quem vai governar a câmara e a junta não são partidos, nem siglas mas sim pessoas. Não é uma foice ou um martelo ou um girassol ou  um punho no ar ou uma seta voltada para cima ou lá o que for que governa. É gente real e não símbolos abstractos. E é justamente as pessoas que temos que avaliar.
Olhemos pois para as pessoas, para as suas habilitações, seriedade, honestidade, competência, inteligência, ideias, projectos, etc. Isso é que deve ser ponderado e não ideologias. Ideologias não enchem a barriga de ninguém e para além disso, a ideologia manda pouco numa autarquia seja ela qual for. Para além disso, sabemos bem qual é a ideologia de alguns.
Devemos dar também o benefício da dúvida ás pessoas e não oportunidades sucessivas a quem já provou do que é capaz (e do que não é). Pode-se querer fazer passar sobre determinada pessoa que esta nunca fez nada pela terra. Bem, há uma primeira vez para tudo. E aqueles que «fizeram muito», os resultados estão à vista. Para além disso, toda a gente, antes de fazer o que quer que seja, tem que começar por algum lado. Existe uma primeira vez para tudo.
Infelizmente nos boletins de voto aparecem sempre siglas e símbolos ao invés de aparecerem as fotografias dos cabeças de lista. Desta forma, e correndo o risco de confundir alguns leitores, relativamente ao boletim para a eleição da Assembleia de Freguesia, aquilo que nos vão dar é:


Mas aquilo que devemos ver é:




Votemos pois em pessoas e esqueçamos símbolos abstractos.

Sem comentários: