quinta-feira, agosto 29, 2013

Nota de redacção

«A eleição é uma escolha e, como tal, pressupõe divergências de opiniões, a discussão generalizada e a divisão do país em volta dos candidatos propostos.»
 «(...) Nos periodos eleitorais respira-se a atmosfera de uma guerra civil.»
 Mário Saraiva in Razões Reais
(ver mais aqui)

Os períodos eleitorais, quer se queira quer não, e principalmente em países onde existem ainda preocupantes traços de imaturidade democrática, como é o caso português, são sempre períodos sensíveis e perturbadores em qualquer comunidade, onde os ânimos se encontram mais exacerbados e as paixões estão ao rubro. Nada de novo portanto e quem pensar o contrário ou é ingénuo ou anda distraído.

Estas eleições autárquicas em particular não são excepção antes pelo contrário. Aliás alguns desenvolvimentos permitem perceber que, no concelho de Alcácer do Sal e em particular na freguesia do Torrão, ao contrário das relativamente tranquilas eleições autárquicas de 2009, isto não será «favas contadas» para quem quer que seja, como tal, e tendo em conta essa percepção nas falanges de apoio das candidaturas com maiores probabilidades de vitória, haverá tendência para serem usados todos os meios para atingir determinados fins. Também já se percebeu que, por todas as razões o autor deste blog - elevado à categoria de inimigo público nº1 pelo sistema - e o próprio blog serão um alvo a abater (tentando desacreditá-lo publicamente, lançar o odioso da questão sobre ele, bem como outras manobras baixas e menos nobres) ou usado como um instrumento de oportunidade. Assim sendo avisa-se antecipadamente, e antes que aconteça algum facto menos próprio, até porque já algumas acções menos ortodoxas foram imputadas ao autor do Pedra no Chinelo, algo que o próprio considera inaceitável e que rejeita com toda a veemência, que:

1 - Ninguém, seja quem for, caia na tentação de usar o nome do autor do blog Pedra no Chinelo como bode expiatório, alguém a quem imputar responsabilidade em possíveis futuras acções clandestinas de baixa política e jogadas sujas como distribuição de panfletos anónimos ofensivos e insultuosos seja contra quem for, difusão em redes sociais de perfis falsos com a mesma natureza, fonte de informação - menos própria ou de carácter pessoal - de outros blogs ou de qualquer outro meio de comunicação social ou redes sociais bem como algum tipo de vandalismo contra património público ou privado ou contra material de propaganda política seja de que força for, actos que repudia em absoluto, bem como hipotéticas acusações que venham a ser feitas as quais rejeita liminarmente desde já.

2 - O autor do blog Pedra no Chinelo não é nem nunca foi adepto do anonimato assumindo sempre a responsabilidade de acções que leva a cabo ou textos que escreve seja na sua página pessoal de Facebook seja no Pedra no Chinelo. Em democracia não deve (ou não devia) haver a necessidade de esconder a identidade.

3 - O autor do blog e o próprio blog são elementos passivos na medida em que o autor não figura em qualquer lista eleitoral nem apoia - pelo menos para já - explicitamente nenhum candidato. Já o Pedra no Chinelo é um mero órgão que não está ao serviço de nenhuma candidatura e que simplesmente procura dar informação e levar os seus leitores a opinarem sobre algumas matérias em questionários propostos, se bem que também pode conter opiniões pessoais do autor ou de alguém que queira publicar um texto no blog e mal iria a democracia se assim não fosse.

4 - Para o autor do blog, a título pessoal, não advém nenhuma vantagem ou desvantagem o facto de A, B ou C ganhar as eleições seja para a câmara ou assembleia municipal de Alcácer do Sal seja para a assembleia/junta de freguesia do Torrão.


Portanto, a acontecer qualquer acto clandestino menos próprio, levado a cabo seja por quem for, quem tentar usar o nome do autor do blog Pedra no Chinelo ou o próprio blog como «cabeça-de-turco», isto é alguém conveniente para jogar as culpas ou a responsabilidade por esse tipo de acções terá que à posteriori provar as acusações que faz. 
Seja como for, quem não deve não teme e aqui a consciência está e estará sempre totalmente tranquila.

Sem comentários: