quarta-feira, agosto 28, 2013

Martírios

Hoje tive que me deslocar a Alcácer do Sal, sede do nosso concelho e como precisava de ir a um fontanário por motivos que não interessam nada para aqui, lembrei-me de ir ao pitoresco chafariz do Senhor dos Mártires donde ainda há pouco tempo se podia tirar água. Infelizmente chegado lá deparei-me com este cenário desolador. Um chafariz com a boca de água tapada. De que adianta chafarizes dos quais não se pode tirar de lá pinga de água? Bonito serviço sim senhor, pensei cá com os meus botões.





Mas há males que vêm por bem. Lembrei-me de ir procurar dentro do recinto e o que encontrei foi um cenário terrivelmente familiar. A Capela do Senhor dos Mártires é um dos lugares religiosos mais emblemáticos e bonitos de Alcácer do Sal com uma arquitectura peculiar.
Infelizmente este riquíssimo património está neste estado. Lá como cá.











Olhando mais em pormenor, reparei que plano (e mais importante, execução) de requalificação do largo é fantasia. Porque não pavimentar o largo do Senhor dos Mártires com calçada à portuguesa? É assim que se pretende atrair gente para visitar Alcácer (o concelho)?
Ali não há RUAS para ninguém. Num lado tanta fartura e no outro tanta miséria. Num lado, moradores e comerciantes exasperados e desesperados com obras sem fim. No outro... desolação e desconsolo.












Sem comentários: