segunda-feira, julho 08, 2013

Primeira sondagem Pedra no chinelo revela que popularidade de Décio Fava está de rastos




Resultados apurados. A margem de erro bastante significativa (2%) - a soma das percentagens não totaliza 100% - deve-se ao facto do programa do blogger não respeitar as regras do arredondamento e arredondar sempre por defeito.


Os resultados não deixam margem para dúvidas. A primeira de uma série de sondagens a serem levadas a cabo no Pedra no Chinelo, até às eleições autárquicas de 29 de Setembro, mostra que a popularidade do ainda Presidente da Junta de Freguesia do Torrão está completamente de rastos e  a sua imagem totalmente desgastada o que indicia que esta pode não ter sido a melhor escolha do PS - pela quarta vez consecutiva; a primeira em 2001 sendo derrotado por Marcelino Raposo (CDU) e as segunda e terceira em 2005 e 2009 respectivamente, recandidatando-se agora para um terceiro mandato enquanto Presidente de Junta -  para encabeçar a sua lista à Assembleia de Freguesia do Torrão.
A sondagem, com início na passada Segunda-feira, dia 1 de Julho e término na passada Sexta-feira, dia 5 de Julho e que contou com uma amostra de 70 votantes, 40 (57%) consideram que o actual mandato foi muito mau e 5 (7%) considera que foi mau. Já 13 (19% dos inquiridos) consideram que o mandato não foi bom nem mau enquanto que apenas 3 (4%) consideram que o mandato foi positivo e 9 (13%) consideram que foi muito bom.






No total entre mau ou muito mau / bom ou muito bom os resultados são ainda mais expressivos. Mais de dois terços (64%) considera que o segundo mandato de Décio Fava - entre 2009 e 2013 - foi mau ou muito mau enquanto apenas 17% (significativamente menos de um quinto) considera que foi bom ou muito bom, valor que foi mesmo suplantado pelos inquiridos que consideram que o mandato não foi bom nem mau (19%), resultado que apesar de, e sem queremos, sublinhe-se, de forma alguma interpretar a intenção de cada inquirido com esta tendência de voto, revelar neutralidade, desconhecimento de causa ou falta de opinião definida, não pode ser considerado positivo pois pode-se concluir que o mandato foi tempo perdido pela simples razão de que foi inócuo ou irrelevante. Não sendo bom nem mau logo foi insignificante; é a conclusão lógica.





Não sendo um método infalível, este tipo de sondagens acaba por ser útil no sentido de dar oportunidade de dar a palavra aos torranenses para que estes possam reflectir e exprimirem-se sobre questões relacionadas com a sua freguesia e os problemas e desafios que esta tem pela frente. Pela primeira vez, todos podem ser ouvidos e informação será coisa que não irá faltar para que estas sejam as eleições em que o eleitorado esteja mais bem informado e esclarecido do que alguma vez esteve.

Sem comentários: