quarta-feira, julho 24, 2013

Autárquicas 2013: Centenas de pessoas na apresentação pública da candidatura de Virgilio Silva

Decorreu no passado Domingo, no Restaurante O Afluente do Sado, o almoço de apresentação da lista de candidatos da CDU à Assembleia de Freguesia do Torrão a qual é encabeçada por Virgílio Silva.
Segundo fontes no local, o evento contou com a presença de centenas de pessoas, sendo a esmagadora maioria da freguesia do Torrão.




Virgilio Manuel da Silva, nascido em 1963, iniciou a Escola Primária no Torrão. É licenciado em Ciências Religiosas pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Lisboa e encontra-se a terminar o Mestrado em Ciências Religiosas, Via Profissionalizante em Ensino de Educação Moral Religiosa Católica (EMRC) de 2º e 3º ciclo e Secundário. Iniciou-se como docente em Matosinhos em 1990. Trabalhou durante dez anos na área da Toxicodependência na recuperação de jovens como chefe de departamento. Sempre ligado a muitas instituições na Formação Profissional na área social e na música. É actualmente professor da Universidade Sénior do Torrão, polo de Alcácer do Sal, como voluntário. Foi Presidente do Conselho Fiscal do Centro Social e Paroquial do Torrão. Actualmente dá aulas de viola na Sociedade 1º de Janeiro Torranense e na Associação Cultural de Alcáçovas. Encontra-se de momento a leccionar a disciplina de EMRC no Agrupamento de Escolas do Torrão (Escola Bernardim Ribeiro), no Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo (EBI/JI de Alcáçovas) e no Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal. Aceitou com muito agrado o convite formulado pela CDU, disponibilizando-se a candidatar-se como independente nas suas listas, pelo enorme AMOR por esta Gente e esta Freguesia, cheia de História, Património, Instituições, Associações e por este Concelho.


No discurso de apresentação, Virgílio Silva propõe-se combater o conformismo exigindo uma enérgica mudança de atitude perante os problemas que assolam e afectam a freguesia do Torrão lamentando ainda a atitude passiva dos cidadãos torranenses, alheios aos problemas e sem opinião sobre os seus direitos e deveres, aquilo que define como resignação passiva que se conforma com pequenas mudanças e com a ideia de que nada se pode fazer, criticando irresponsabilidades e momentos de vaidade que hipotecam o desenvolvimento e futuro da freguesia do Torrão.
Património, saúde, educação, despovoamento, meio ambiente, desporto e cultura são as áreas nas quais o candidato centra as principais preocupações, apresentando um vasto conjunto de propostas para a freguesia.

Em baixo, o discurso de Virgílio Silva na íntegra.





Estimados Amigos !

Num cenário de crescentes restrições financeiras, de profunda crise social e de escassez de recursos, a actividade do poder local não se compadece com irresponsabilidades, com uma gestão de ciclos políticos pessoais e com momentos de vaidades, que hipotecam o desenvolvimento e o futuro da nossa Freguesia. Uma Freguesia, cada vez mais abandonada, a cair em pedaços nas mais diferentes ruas, colocando em risco a saúde pública, o bem-estar dos cidadãos e o acentuar da má imagem de uma vila que se quer atraente, acolhedora e bem cuidada, a ver para os residentes, a ver para quem nos visita.
Como se entende, a razão por que durante oito anos, quase nada se tenha feito pelo nosso rico Património, com enorme interesse histórico. Património relevante para quem nos visita. Património relevante e gerador de postos de trabalho e como fonte de receita para a localidade e para o nosso comércio local.
 Já no desporto, somos privados do uso do pavilhão do Torino Torranense e do seu campo de futebol, que se encontra em total abandono. Uma evidência séria, com tantas potencialidades para a Freguesia e para o enorme associativismo ligado ao desporto, especialmente para as camadas mais jovens. Isto é a demonstração clara que exige uma mudança de atitude e tomada de decisões que se arrastam há demasiado tempo. Perde a Freguesia, perdem as pessoas, perde o Torrão e o nosso Concelho.
Os Jovens abandonam cada vez mais a freguesia, deslocando-se para outros espaços escolares noutros concelhos vizinhos. Teremos, para isso, de encontrar soluções viáveis, duradouras e estáveis, dialogando verdadeiramente com toda a comunidade escolar e intervenientes directos desta situação.
As Instituições locais de apoio à População da Freguesia e que concedem apoio aos diferentes sectores, como sejam o social, religioso, desportivo e de lazer, são conquista que a Freguesia já conseguiu e que podem continuar a contar sempre com o nosso apoio, com o objectivo de melhorar. Não ficamos resignados a estes resultados, todos são chamados a melhor: as instituições e os particulares, porque juntos podemos e devemos fazer mais pela nossa Freguesia.
 Mesmo com estas conquistas, a população continua afastada da Freguesia, alheia aos problemas e sem opinião sobre os seus direitos e deveres. Uma resignação passiva que se conforma com  pequenas mudanças e de que nada se pode fazer. Uma mudança, neste paradigma e atitude perante a Freguesia, terá de mudar! Queremos uma Freguesia activa, um serviço público eficaz e democrático em prol do bem comum da nossa população. População esta que se estende a toda a Vila, populações e gentes  de Rio de Moinhos, São Romão, Casa Branca, Mil Brejos Batão, herdades e montes dispersos pelo vasto território.
A dimensão dos problemas que afectam esta Freguesia, são assim por demais evidentes. Iremos por isso adoptar um conjunto de medidas concretas e de carácter urgente, caso os Torranenses nos confiem a gestão autárquica da Freguesia. A aplicação dessa medidas terá de ser feita com todas as instituições com influência na vida da nossa Freguesia, e estimulando a indispensável intervenção e participação de TODOS os Torranenses.
Destacamos como medidas mais urgentes, a promoção de mais e melhores serviços vocacionados para um verdadeiro "serviço público". Não esqueceremos as questões do nosso meio ambiente que como todos sabem e sentem, foram e continuam, muito votadas ao esquecimento.
 Sentimos ser nossa obrigação acarinhar socialmente e de forma efectiva as franjas da população que são mais vulneráveis, como são as crianças, os jovens e os mais idosos acompanhando as instituições e divulgando o seu meritoso trabalho.

A NOSSA equipa, assume o COMPROMISSO e assegura que tudo fará com honestidade e competência, para que a melhoria da qualidade de vida das gentes desta GRANDIOSA Terra do Torrão, seja sentida e reconhecida por TODOS, dentro e fora da Freguesia.


Os nossos compromissos para com a freguesia serão:


  •  Melhorar de forma sustentada a limpeza e a higiene da nossa Freguesia.

  •  Melhorar o atendimento ao público nos serviços da Junta de Freguesia, tendo em conta as necessidades concretas da nossa população.

  • Promover a instalação de novos serviços na Junta de Freguesia que ajudem a população, nas áreas da fiscalidade, segurança social e emprego.

  • Apoiar a Universidade Sénior, com a autorização da Câmara Municipal a regularizar os seus estatutos e legaliza-la verdadeiramente com o nome de Universidade Sénior do Torrão e não como polo de Alcácer do Sal.

  • Apoiar de todas as formas possíveis e de forma transparente, os projectos e actividades das nossas Associações e Particulares, que possam trazer um maior desenvolvimento e valia para a Freguesia.

  • Desenvolver contactos para que Torrão consiga ter os espaços de Cultura e de Lazer a que tem direito mas que têm sido constantemente adiados.

  • Envolver os emigrantes estabelecidos e com negócios nos diferentes países, como verdadeiros promotores dos nossos produtos e da nossa Freguesia. Eles que tanto admiram e valorizam os nossos produtos, o nosso património e as nossas gentes.

  • Valorizar os bons produtos desta Freguesia como geradores de emprego e de mais-valia para a Freguesia: Pão, Azeite, Doçaria, Mel e Vinhos.

  • Criar parcerias com Universidades nacionais e europeias e entidades ligadas à cultura de modo a que se possam retomar as escavações arqueológicas com técnicos e alunos nas respectivas áreas.

  • Envolver, apadrinhar e promover com as entidades particulares parcerias para que o Património em sua posse, fique à disposição da população e de quem nos visita como valia para a Freguesia e para o Concelho.

  • Criar um parque de caravanismo, uma pousada de juventude e aproveitamento do lago artificial da barragem de Vale do Gaio para desportos e lazer. Preparação e conservação de caminhos e trilhos junto ao rio Xarrama para a realização de caminhadas de exploração e de turismo de natureza.

  • Realizar no Torrão eventos de carácter desportivo e de animação que promovam o convívio entre toda as gentes do Torrão e da Freguesia.

  • Envolver as Escolas no conhecimento e conservação do Património, participando na visita aos locais e na sua limpeza, envolvendo toda a comunidade escolar da Freguesia.

  • Apoiar e cooperar sempre e em primeiro lugar, com as iniciativas e eventos das instituições e associações que tragam à Freguesia pessoas e mais-valias, contribuindo assim para o engrandecimento do comércio e economia local.

  • Continuar a promover e divulgar com maior qualidade a Feira Quinhentista, como momento importante para a localidade do ponto de vista turístico e cultural.

  • Celebrar de forma digna e com o contributo das colectividades  e associações, as datas festivas na nossa Freguesia, como por exemplo, o orago no dia 15 de Agosto, Nossa Senhora da Conceição.

  • Exigir para o nosso Rio Xarrama uma verdadeira requalificação e trabalhar no sentido da sua utilização em eventos na margem anexa ao Torrão. Sobretudo as actividades ligadas ao lazer e à natureza.

  • Criar uma Folha Informativa, com verdadeira informação aos cidadãos, como um autêntico órgão de informação de e para a Freguesia e não apenas em mera propaganda de um qualquer Executivo.

  • Criar espaços de lazer e de desporto para a população em espaços com décadas de abandono.


Gostaríamos de contar com todos e com a confiança igualmente de todos. Com esta Equipa, por nós escolhida, temos consciência das dificuldades, mas com firme certeza de darmos o melhor… numa missão de verdadeiro serviço público em prol da Vila do Torrão e de TODA a Freguesia.
Quem está comigo nesta equipa, tem de trabalhar a sério, com ideias, com acção, sem medo e com  muita vontade e dedicação. Não aceito nem aceitarei coisas por metade, Aceito a totalidade de esforço e trabalho.

MUDAR dá energia, MUDAR faz bem. Queremos uma freguesia com vida, MAS COM VIDA PARA TODOS!!
Garantimos este compromisso, que para além do voto, queremos acima de tudo a  participação da população na construção de um futuro melhor para a Freguesia.
O TORRÃO,  deve parar com a sua constante degradação do Património.
O TORRÃO necessita de energia e de pessoas com gosto em FAZER, mais e melhor.
O TORRÃO, precisa de COMPROMISSOS de mudança efectiva e concreta.
O TORRÃO, necessita de pessoas de diálogo e de acção e não de conformismos e adiamentos.

VIVA O TORRÃO!
VIVA O CONCELHO DE ALCÁCER DO SAL

Sem comentários: