segunda-feira, abril 22, 2013

Entre o Céu e as Marés

Um belíssimo documentário da autoria de Daniel Pinheiro sobre a riquíssima biodiversidade do Estuário do Rio Sado. O Estuário do Sado constitui um santuário para a vida selvagem  em particular para as aves aquáticas.
Acerca do Rio Sado, já dizia Duarte Nunes de Leão na sua obra «Descrição do Reino de Portugal», no século XVII que "Este rio não tem nascente alguma própria, mas é um ajuntamento de águas das ribeiras de Xarrama, de Odivelas, de Garcia Menino e de Santa Detença, a tempo que já vão muito grandes, pelas águas que colheram de muitas ribeirinhas, regatos e fontes; e se juntam todas em certo passo, do qual se faz um rio grande que se chama Sado.
Seu curso é de quatro léguas, no cabo das quais se mete no esteiro de Alcácer que vem por Setúbal. Neste rio, até onde chamam Porto de Rei, se navega por barcos grandes e se matam infinitas tainhas muito grandes e formosas, barbos e bogas e enguias; pela grande pescaria que ali se faz e a muita caça que naquela parte há, de coelhos e perdizes e muitas aves para caça de falcões, e pela muito aprazível verdura deste espaço de terra, muitos homens nobres na Primavera vão ali folgar”.





Watch more Birds videos on Frequency

Sem comentários: