quarta-feira, janeiro 02, 2013

Salvem a Fonte de Vale de Semedeiros!

É neste triste e lamentável estado que se encontra a Fonte de Vale de Semedeiros, na estrada entre o Torrão e Alcácer do Sal. Longe vão os tempos em que a fonte, orgulhosa, matava a sede de quem ali passava, com a sua água abundante. Água famosa esta a de Vale de Semendeiros; poucos eram os condutores que ali passavam e se faziam rogados, parando para encher garrafões e outros recipientes. Hoje mete dó e vergonha ver a fonte assim. Apenas um fio tímido corre ali, o tanque cheio de erva, a alvenaria destroçada. É uma vergonha e uma tristeza ver o património assim destruido por todo o concelho. Não há nada que não esteja lamentávelmente arruinado. As fontes, sendo a água um bem precioso estão completamente arrasadas. A Fonte Santa, aprisionada e seca (secaram-na!), a Fonte da Partina, a «barbio», como diz o povo por cá, completamente cercada por um matagal... são exemplos; tristes exemplos. Esta fonte, outra apagada e vil tristeza. De quem é a responsabilidade? Pertence a fonte ao município? Mesmo que não pertença, não lhe cairia certamente os parentes na lama se deitassem a mão a este patromónio nem que fosse para lhe pôr uma pinga de tinta em cima. À freguesia do Torrão é que não pertence, justiça seja feita, pois a fonte encontra-se na Freguesia de Santiago. Haja quem tenha coragem e sensibilidade para fazer algo pelo nosso desgraçado patromónio colectivo. Fica mais um apelo a quem de direito, seja ele quem for.

Começa-se assim o ano mas infelizmente este é um combate que tem que continuar antes que destruam tudo, tudo, tudo. Assim, mesmo que seja tudo destruido mesmo que por negligência ao menos é denunciado e todos ficam a saber. Nunca nos calaremos nem nos demitiremos de participar civicamente nem cederemos a ameaças seja elas quais forem.

É uma intervenção arrebatada, quiçá injusta, mas é uma intervenção de quem se sente português, patriota, que ama a sua terra e se indigna com toda esta falta de sabe Deus o quê.

 Junto à estrada Torrão-Alcácer do Sal está a Fonte de Vale de Semedeiros



 O estado de destruição, de degradação é evidente

 É neste lamentável estado que se encontra o tanque da fonte


Sem comentários: