terça-feira, janeiro 01, 2013

D. João IV - O Restaurador

D. João IV, O Restaurador porque foi ele quem restaurou a Monarquia Portuguesa. Com ele inicia-se a 4ªDinastia, a Dinastia de Bragança.
Depois da libertação de Portugal, da Espanha, os espanhóis não iriam deixar a coisa assim. D. João IV prepara o Reino para o confronto inevitável; organiza política e militarmente as suas forças, inicia intensa actividade diplomática e em Cortes aumenta-se os impostos extraordináriamente. Um aumento brutal, uma carga enorme para levantar Portugal e fazer frente à toda-poderosa Espanha. Ao contrário do que havia sucedido durante o domínio filipino, desta vez ninguém protestou. Os portugueses sabem que quando os seus impostos são pagos para uma causa justa e administrados por patriotas e não por traidores e oportunistas, pagam-nos.
Portugal estava exausto, destroçado - a política de Lerma e Olivares tinham levado a isso. O objectivo era deixar Portugal sem qualquer capacidade de sobreviver sozinho - arruinado, fraco. E no entanto, um Portugal que há época contava com cerca de um milhão de habitantes apenas - note-se; um milhão - inicia, indo buscar forças sabe Deus onde, uma jornada gloriosa batendo-se em várias frentes pelo mundo fora contra as poderosas Espanha e Holanda levando sempre a melhor. Lições da história estas que aqui vos deixamos. Mesmo estando práticamente destoçado Portugal conseguiu sempre dar a volta por cima «in extremis».

Sem comentários: