sábado, novembro 17, 2012

Uma ameaça à Democracia

Prezados amigos e leitores do blog [http://tvdigital.wordpress.com/],

Agradeço a todos pelas mensagens que tenho recebido, inclusive de cidadãos comuns que se disponibilizam a ser testemunhas num eventual processo em Tribunal que a Portugal Telecom ameaça interpor contra as conclusões de uma tese académica, desenvolvida no âmbito de um centro de investigação reconhecido internacionalmente pela sua excelência.
Eu gostaria de poder responder a cada um, mas não é possível, diante do grande número de manifestações aqui no blog, no Facebook e via e-mail. Sinto-me confortado, pois estou apenas a fazer o meu trabalho, após verificar a fundo um processo que sacrificou sobretudo os mais pobres e os mais idosos.
Li hoje reportagens que dizem que a PT já impetrou uma acção judicial, no entanto, até o momento, não recebi qualquer intimação. O presidente da empresa refere, segundo a agência Lusa, que eu acusei o grupo de corrupção, o que não é verdade.
O que disse, e reafirmo, é que há indícios de corrupção no processo de implementação da TDT em Portugal e que isto deve ser apurado.
De qualquer forma, em Tribunal as coisas ficarão mais claras e eu faço questão de divulgar cada passo de um eventual processo neste blog.

Interpreto o pronunciamento da PT como uma tentativa de intimidação, algo que me lembra a censura da qual Portugal foi vítima durante muitos anos. É um duro golpe no direito à liberdade de expressão neste país.
Se um dia os intelectuais de uma nação tiverem que exercer suas actividades sob a tutela de grandes grupos económicos, será o fim da democracia.


O Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), da Universidade do Minho, acaba de disponibilizar a minha tese de doutoramento, cujo título é “A Implementação da Televisão Digital Terrestre em Portugal”.
O estudo pode ser acedido aqui.

Sergio Denicoli

Sem comentários: