sexta-feira, junho 15, 2012

História ou estória?

O ensino da História de Portugal... também ele confrangedor. Nas escolas já não se ensina/aprende História mas propaganda.
A festa de fim de ano do (ainda) Agrupamento de Escolas do Torrão: Festa singela e bonita, como aliás todas as que têm sido feitas, diga-se em abono da verdade.
Este ano a actuação dos alunos ia sendo feita à medida que iam sendo passados alguns factos da nossa História Pátria, isto enquanto era lido um texto.
A dada altura, tinha que ser. Quem fez tal pesquisa, quem chegou a tão falsa conclusão e porquê... não sei mas lamento profundamente e não vou fazer juízos de valor. O trecho era: «A Monarquia começou a entrar em decadência, o Rei D. Carlos esbanjava muito dinheiro». D. Carlos esbanjava dinheiro??? A decadência da Monarquia deve-se a muitos factores entre eles uma propaganda virulenta do então PRP mas certamente que não se devia ao Rei ou qualquer outro membro da Familia Real. Estes eram tão só os bodes expiatórios. Vamos ver alguns casos de esbanjamento sim, mas não de D. Carlos. Faz bem ler o Pedra no Chinelo. Aliás é uma muito útil ferramenta de trabalho até porque este é um espaço eclético. Não será por falta de informação.
 Está-se mesmo a ver hoje o PR Cavaco abdicar de 3.4000.000€ o que equivale a 20% do Orçamento da Presidência, que é apenas de 17.000.000€ (um dos maiores na Europa) e que teria entre outras consequências, a redução do salário de todo o pessoal, como forma de moralizar e apoiar a Nação, que atravessa também agora uma crise económico-financeira? É já a seguir!


Mais exemplos de como era esbanjado o dinheiro durante a Monarquia e já em República podem ser lidos e vistos aqui, aqui e aqui e ainda aqui. Também Eça de Queiroz deixa aqui bem explícito em «As Farpas», em 1871 e posteriormente Fernando Pessoa é taxativo nesta prosa quanto ao esbanjamento.
Se o problema fosse esbanjamento (e é um grande problema seja particular seja colectivamente) e se tal implicou a decadência da Monarquia, onde é que já vai o grau de decadência do actual regime? Até porque o actual regime de esbanjador não tem nada!

Para terminar gostaria ainda de corrigir um lapso. Ainda ali, no mesmo contexto, o Regicídio foi apontado como tendo ocorrido a 1 de Fevereiro de 1907. Lapsus linguae? Erro de escrita? Enfim, também relativamente a tal não será feito qualquer juízo de valor mas tão só e apenas a correcção: o dia da infâmia foi um 1º de Fevereiro sim, mas de 1908.

Sem comentários: