sexta-feira, maio 25, 2012

Desfazendo mitos: Então mas não dizem que...???!!!


Natural de Travanca (10 de Abril de 1871), no concelho de Santa Maria da Feira, Domitila Hormizinda Miranda de Carvalho foi a primeira mulher portuguesa a licenciar-se em Matemática, na Universidade de Coimbra, motivo pelo qual vai ser evocada no Museu de Ciência deste estabelecimento de ensino Superior, no próximo dia 30, pelas 15 horas, por João Luís Nunes, da Escola Secundária de Cantanhede.
Filha de um professor do Ensino Primário, Domitila Hormizinda Miranda de Carvalho ficou órfã de pai quando tinha um ano de idade. Iniciou os estudos em Castelo Branco, prosseguindo, depois, nos liceus de Bragança e Leiria, terminando o ensino liceal em 1891.

Fonte: Diário de Aveiro


Tirou o curso na 1ª República antes da 1ª República ou seja em Monarquia em 1894 o que já por si desfaz o mito de que só com a República as Mulheres tinham mais direitos. Depois na Wikipedia existe uma referência mais incómoda: foi deputada do regime do Estado Novo em 1934 o que indica que era apoiante do Regime. Deviam ter falado destas mulheres no Centenário da República. A primeira mulher que votou, Carolina Beatriz Ângelo, e de que tanto falaram nas comemorações votou porque na Constituição republicana de 1911 havia una lacuna em que só os chefes de família podiam votar, ela como era viúva invocou esse direito … pressupunha-se que os chefes de família eram só homens ! Claro mudaram logo a Lei porque achavam que as Mulheres eram de pouca confiança, é triste mas só com o Estado Novo algumas mulheres poderam votar mesmo em Ditadura e só com a Democracia de 25 de Abril de 1974 os Direitos Liberdades e Garantias das Mulheres foram definidos em paridade com os dos Homens. Sim foi a primeira Mulher a Licenciar-se em Matemática mas a História não deve ser lida do “ângulo que nos agrada mais”, ler mais aqui : 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Domitila_Hormizinda_Miranda_de_Carvalho

DAQUI

Sem comentários: