terça-feira, fevereiro 07, 2012

A seca que já vem de longe

Os efeitos da falta de água que se tem feito sentir em Portugal, graças a um Inverno invulgarmente seco, fazem-se sentir com mais intensidade no Torrão e em Alcácer do Sal. É que para além destes efeitos pontuais, há outros que já vêm de longe. São efeitos de uma seca sim... mas de longa duração. Caprichos dos deuses.

A fonte do Jardim dos Paus está seca há mais de trinta anos. Recentemente foram feitas obras de requalificação ali, o que reacendeu a esperança de ver a fonte de novo a fazer aquilo que uma fonte normalmente faz... ou devia fazer. Ainda foi cheia, no fim da obra, para torranense ver mas a água que lá foi posta, lá está... evaporou.


Mesmo no meio do Jardim da Escola, ainda nos anos oitenta, salvo erro, ou início dos anos noventa, foi feito este lago. Infelizmente há muito que o lago não passa de um buraco chique. Também aqui, a seca é coisa que veio para ficar.







Aprisionada e seca de vez, a Fonte Santa é mais um exemplo da seca extrema que foi induzida por cá. Esta nunca mais será fonte nos dias da vida dela graças ao «matacão» que existe a montante e que arrumou com a conduta de vez.




Embora esta foto não seja muito recente, o que é facto é que na piscina continua na mesma, isto é, a escassez de água continua e vão cinco meses e o tempo continua a contar.



Mas não se pense que só o Torrão está a ser afectado. Em Alcácer do Sal os efeitos perniciosos da seca também se fazem sentir..



Na praça do Município, Praça Pedro Nunes, também o lago está convertido num buraco pomposo. Tem sido terrível esta seca não haja dúvida. Aí está um bom pretexto para, digamos, sacudir a água do capote: o clima. Mas nós sabemos que existe ali mais qualquer coisinha.








Também nesta rotunda, a seca é coisa séria.









E até a elegante fonte que se situa nas imediações do Tribunal, está sem pinga. A torneira que tem duas saidas (não há fartura que não dê em miséria) está ligada com arames. A outra não funciona como se pode ver desde que atentamente. Uma fonte elegante datada do século XIX com umas torneiras tão airosas.

Resumindo e concluindo: Torrão e Alcácer do Sal, tal uma, tal outra. Seria caso para dizer que é uma banhada total... não fosse a falta de água.

Sem comentários: