sábado, fevereiro 04, 2012

Belo cartão de visita

Caríssimos, apresento-lhes a praça do município, a Praça Pedro Nunes, onde está sedeada a Câmara Municipal de Alcácer do Sal. Um desconsolo. O desleixo, a incúria a que está votada só desprestigia e envergonha Alcácer do Sal; a cidade e o Concelho.

No centro da Praça encontra-se a estátua do grande matemático renascentista Pedro Nunes, justamente. Ao seu redor, um lago que curiosamente não tem pinga de água.





Ao redor da praça lindas palmeiras se erguiam aqui. Ficaram os troncos. Resta saber até quando.




Dentro dos canteiros, lixo. O desleixo e a falta de asseio são aqui bem patentes.






Uma razia total. Nem uma palmeira sobrou para contar a estória. Ficaram os troncos e os canteiros arrebentados pelo vigor das árvores. Será para ficar assim ou alguém se dignará a enviar para ali uma máquina para arrancar o que resta pela raíz e plantar novas árvores depois de arranjar os canteiros?




Os pilaretes andam de pantanas. Ou é acente ou então não está ali a fazer nada.






Encerrado há anos está o Museu Municipal. As suas paredes e porta estão neste estado absolutamente miserável.




Também as paredes do edifício do Arquivo Histórico Municipal não estão em melhor estado. A degradação é o denominador comum em todos os locais.




Atente-se neste pormenor: uma caixa eléctrica com os fios expostos. É assim é que os azares acontecem. Incúria, desleixo, irresponsabilidade. Fica assim? E depois? Bem, depois é que são elas.













Paredes a suplicarem há anos por uma pintura nova, paredes imundas de excrementos de andorinha, janelas de madeira ressequidas e carunchosas; assim está o edifício camarário. Mas repare-se: um andaime. Será para reparar tudo isso? Qual quê! É apenas para instalar mais um ar condicionado. Numa altura de crise e em que se cortam despesas em serviços essenciais, toca a incrementar a factura da electricidade.











Um pormenor das janelas. Janelas velhas, rombas, empenadas, ressequidas, de madeira podre, carunchosas, sem serem pintadas há um ror de anos, com a massa de vidraceiro a cair aos bocados. É urgente substituir isto tudo e modernizar a Câmara tornado-a mais confortável e apresentável. Caixilharia de aluminio é a solução mais duradoura e resolve-se o problema de vez.




















«MERD CAG ABU». Nas paredes são as andorinhas e no chão são os cães. Já que as paredes não são pintadas, encarregam-se as andorinhas de as pintar. A bonita e orgulhosa cidade de Alcácer não merece isto. Merece sem dúvida muito melhor.




Rebocar ainda se reboca mas pintar, tá quieto. Isso é que já é mais complicado.







Olhando mais em pormenor é que se percebe porque é que no lago não há pinga d'água. Está tudo espatifado. Também é para ficar assim presume-se. Afinal não é só no Torrão. O mal é geral e profundo.



Resumindo e concluindo: em qualquer vila ou cidade que se preze, a praça principal, e em particular, se estas forem sede de Concelho, a praça do município é o cartão de visita, a sala de estar que recebe quem as visita, estando sempre impecável. A praça do município alcacerence é o desconsolo que se vê. Decididamente está mal e não se recomenda.

Quando o coração do município está neste estado poucas duvidas haverá acerca do resto. Quando nem sequer tratamos da nossa própria casa...

Sem comentários: