quinta-feira, dezembro 01, 2011

Como é que é possivel?

Pergunto como é que é possível querer impôr o federalismo europeu a todo o custo quando mesmo no seio de alguns estados membros existem tensões, rivalidades entre povos e pulsões independentistas? Temos exemplos: valões e flamengos na Bélgica, catalães, bascos, galegos, castelhanos em Espanha, lealistas e republicanos na Irlanda do Norte... Povos europeus, completamente distintos, alguns rivais desde sempre (embora acredite que atenuadas e que a Europa não se balcanize), com línguas diferentes, culturas diferentes, mentalidades diferentes... Dizem que caso contrário a Europa entrará em guerra, haverá ditaduras. Penso que os povos europeus, ainda para mais no século XXI, com toda a informação e mentalidade dos cidadãos não permitirão que a situação para aí evolua. Receio que possa evoluir sim se certas soluções foram forçadas, impostas e assumam a forma de uma solução final.
Tal solução só poderá advir do consentimento de todos e quem não quiser não entra ou se não gostar da forma como as coisas estejam a evoluir é livre de sair. Não podemos dizer que a democracia só é boa ou só é para exercer quando o resultado «nos» interessa. Ainda me estou a lembrar dos referendos em que quando a resposta obtida não era a pretendida, insistia-se até a resposta «certa» ser dada e depois já não haveria lugar a mais referendos. E depois há outros que nem um referendo fizeram, nem uma pergunta foi feita ao seu povo. Assim de repente estou a lembrar-me de uma certa repúbliqueta à beira-mar plantada.
Seja como for, parece que ainda há alguns que insistem em meter um elefante numa gaiola para canários... e tem que entrar dê lá por onde der. A abertura da caixa de Pandora está nessa condição e não se alguns quiserem ou tiverem que sair do Euro ou quiserem sair da União Europeia.
E porque não uma confederação de estados independentes e aliados? A coisa enquanto CEE funcionou. Ao querer ir-se mais longe não se terá ido longe de mais?
Uma pergunta para terminar: Alguém tem ouvido a Turquia, que andava mortinha para entrar, insistir na sua entrada na UE? A polémica que havia em torno da entrada na Turquia pura e simplesmente esfumou-se... assim como o génio da lâmpada de Aladino das Mil e uma Noites.

Sem comentários: