terça-feira, outubro 11, 2011

E porque não?

Gostaria de partilhar aqui uma discussão que surgiu entre leitores do nosso blog e eu próprio, motivada pela questão da variante.
Diziam eles que não concordavam com a construção de uma variante para desviar o trânsito da vila do Torrão.
Com o decorrer da conversa e ouvindo os seus argumentos dei comigo a pensar: Bem, tem lógica. E porque não? Talvez seja uma melhor solução. Pelo menos mais económica ela é ainda para mais quando a situação do país não permite grandes «cavalarias».
Bom, diziam eles que não concordavam com a variante porque entendem que não se deve desviar o trânsito do Torrão pois isso iria provocar uma ainda maior estagnação e marasmo, por outras palavras, iria matar a vila e o comércio. Em suma, iria ter um impacto negativo na economia.
Então disseram que a alternativa melhor seria colocar sinalização luminosa na zona onde a confluência de trânsito é possível de forma que os veículos pesados não se encontrem em zonas estreitas e complicadas. Para além disso, diziam que para evitar danos nas casas na Rua da Estalagem, que se expropriasse a casa do canto para ser demolida com o objectivo de alargar a rua naquele ponto de forma a permitir um maior manobramento de veículos longos.
Afirmam que seria financeiramente mais vantajoso colocar os sinais e expropriar do que construir a variante, algo que seria muito mais caro.
Assim juntava-se o útil ao agradável: beneficios financeiros e a economia também não enfraqueceria.
Uma solução a equacionar. O problema seria resolvido, a autarquia não perderia a face e ainda poupava muito dinheiro aos contribuintes pois não parece que seja possível de todo avançar com um milhão de euros nesta conjuntura e ainda para mais quando se comprometem a avançar com o projecto Ruas em Alcácer do Sal ainda durante este ano. Ainda há uma forma airosa da Câmara sair desta trapalhada assim haja golpe de vista.

Sem comentários: