segunda-feira, novembro 22, 2010

Mérito e distinção para Portugal

Agora que terminou a Cimeira da NATO e que me encontro relativamente melhor de pequenos problemas de saúde que me apoquentaram nos últimos dias proponho-me fazer um balanço do que se passou nos últimos dias.

A primeira coisa que se me apraz dizer é que este evento foi de um enorme sucesso que trouxe prestígio a Portugal. O Governo passou o seu teste de fogo, como referi, com mérito e distinção. Está de parabéns! De mencionar ainda que todas as autoridades portuguesas estiveram inpecáveis. Foram de um competência extrema. Portugal foi o palco do mundo e não desiludiu; bem pelo contrário. De futuro, os organismos internacionais saberão certamente escolher, e escolherão Portugal que dá garantias de sucesso, competência e hospitalidade.

Para ajudar, a concórdia entre os aliados foi um factor que ajudou imenso dando ainda mais brilhantismo ao evento organizado em Lisboa.

As esperadas manifestações anti-NATO ocorreram mas numa escala infíma sem muitos problemas - será talvez por isso que Lisboa foi escolhida? Sendo um país periférico, Portugal esteve também pouco vulnerável á chegada de elementos mais radicais. Países mais centrais (como a França), que têm fronteiras com muitos países são muito mais permeáveis à entrada destes elementos. Como havia referido anteriormente, a intensidade destas dependeria também entre outros factores da base de apoio interna. Como se teve oportunidade de ver estes grupos são ultra minoritários em Portugal pelo que a sua expressão foi ridiculamente pequena estando conotados com o PCP e o BE. Falavam-se em dez mil manifestantes. A organização falou em trinta mil (???). Se estiveram presentes cinco mil já foi muito... numa manifestação de pechisbeque saudosista que mais se assemelhou a uma trupe circense. Animaram a malta! Ainda para mais, para sua desgraça e infortunio, não só não se uniram como ainda se envolveram em tricas, acusando-se mutuamente e rivalizaram uns com os outros ficando a guerrear-se entre si; os pró-PCP e os pró-BE.
Não aqueceu... nem arrefeceu!

2 comentários:

Anónimo disse...

chamam a isso merito? quer dizer que eles comem e dormem em hoteis de luxo,que nunca na vida o podes fazer, e ainda ganham ordenados de milionarios...De certeza que nao os viste a dizer que iam parar a guerra...Sao todos uns gulosos, tudo o que fazem é so plo interesse do petroleo e do ouro...
Pesem nas pessoas que mal teem dinheiro para comer...

Paulo Selão disse...

A NATO não é flor que se cheire e defende mais os intresses dos EUA do que de qualquer outro aliado.
Mas o que importa era Portugal sair bem na foto o que foi conseguido.
Para terminar pergunto: se a NATO desencadeasse um bombardeamento os «pacifistas» sairiam à rua a protestar; então e relativamente ao bombardeamento por parte da Coreia do Norte? Não deveria também ser objecto de protesto? O slogan não é «Não à guerra»?