sábado, outubro 31, 2009

Presidência da Assembleia Municipal - Duarte Faria sucede a... Duarte Faria

Teve lugar na passada sexta-feira, dia 30 de Outubro, a Tomada de Posse dos novos membros que irão compôr a nova Assembleia Municipal. Na mesma sessão teve também lugar a Tomada de Posse do novo Executivo Camarário.
Finda a cerimónia de Tomada de Posse, teve lugar a primeira sessão ordinária da Assembleia Municipal cujo unico ponto de ordem foi a eleição da Mesa.
A forma de votação escolhida foi o voto uninominal, isto é, votar sucessivamente para o cargo de Presidente, 1º e 2 Secretários.
A primeira votação levada a cabo foi para a Presidência do Órgão deliberativo. O PS apresentou Duarte Faria como candidato, a CDU, Rui Oliveira e o BE, Luís Pereira. A primeira votação efectuada deu um empate de 13 votos contra 13 votos entre Duarte Faria e Rui Oliveira e um voto no candidato do BE. Procedendo-se a nova votação o empate subsistia. Neste tipo de situações, para sair do impasse a Lei Nº169/99 de 18 de Janeiro é bastante clara. Os Nº 3 e4 do Artigo 45º afirmam que:
Nº3 - Se houver empate na votação procede-se a nova eleição obrigatóriamente uninominal.
Nº4- Se o empate persistir nesta ultima, é declarado eleito para as funções em causa o cidadão que, de entre os membros empatados, se encontrava melhor posicionado nas listas que os concorrentes integraram na Assembleia Municipal, preferindo sucessivamente a mais votada.
Deste modo, como o PS ganhou a eleição para este órgão, logo o seu candidato foi o melhor posicionado e assim Duarte Faria foi eleito Presidente da Mesa da Assembleia Municipal.
Nos restantes cargos, Baltazar Flávio, da CDU foi eleito 1ºSecretário e Luís Pereira, do BE foi eleito 2º Secretário.
Em jeito de epílogo, parece que o vaticínio de alguém que visita muito o meu humilde blog se concretizou. Afirmava tal sumidade que «Este gajo é mesmo um selão, então na tabuada dele se um se abstiver, não fica 13 contra 13? Ele diz que um 13 é maior que outro 13». Bom não foi bem uma abstenção mas foi um empate 13-13. E não é que ele acertou mesmo? Apesar de querer pôr-me na boca, palavras que eu não escrevi. Mais valia que eu o tivesse escrito então não é que um 13 valeu mais que o outro 13?! A culpada? A Lei Nº 169/99!
Como os meus fãs que só gostam dos posts políticos já começavam a ficar inquietos e tristes e como já havia até quem andasse preocupado com isso, aí está para se deliciarem! Eu não disse que voltava à política mais cedo do que pensavam?
Ai, no entanto, agora me lembro que desafortunadamente vou fazer alguém zangar-se comigo. Quem me dera e lamento profundamente que não possa ver a minha sincera cara triste, desgostosa e terrivelmente preocupada com isso.

5 comentários:

Anónimo disse...

Blog à Esquerda

Comunicado do BE "A propósito da Assembleia"

http://bealcacer.blogspot.com/

Peter disse...

Passada uma semana depois da suposta tomada de posse do Executivo e da Assembleia da Junta de freguesia da Comporta(está tudo por defenir por responsabilidade da SrªMaria José e da CDU).
Ouvem-se rumones que a Srª Maria José anda a dizer de rua em rua, de café em café, que foi a oposição quem inviabilizou a tomada de posse, que não consegue trabalhar com outros que não sejam os seus amigos...Então pergunto à SrªMaria José, se a Junta não é algo demasiado sério para trabalhar-mos só por e com amizades? Ou a senhora acha que as carências da Comporta se resolvem com caprichos, viagens para idosos, favorecimentos laborais, vinganças pelo que aconteceu no passado?
A Senhora devia de assumir que falhou naquela noite, pois não cumprio o que a lei diz, e não ande a empurrar para cima dos outros a sua falta de sabedoria ou a sua teimosia.
Eu não admito como comportense, que algumas pessoas do seu partido pensem que a intervenção de cidadania é só propriedade de vossa e que são os únicos democratas a habitarem esta terra!
Deixem a arrogância e o veneno em casa e sejam responsáveis.
Não usem a mentira como arma política, usem argumentos válidos!
Não usem a vitimização, pois são os primeiros e únicos responsáveis desta situação!
A população da Comporta andou bastante tempo de costas voltadas para o Poder Local, agora tudo está a mudar!

Paulo Selão disse...

Pois é Peter, em Mértola passou-se um caso exactamente igual só que aí a maioria relativa é PS. Agora aquilo lá ficou um imbróglio. O Governo Civil teve que nomear uma Comissão Administrativa e daqui a seis meses vai ter que haver novas Eleições.

Anónimo disse...

Vê amigo Peter, quando disser que a Maria José não cumpriu a Lei, pense.
E quanto à tomada de posse; não é suposta. Os eleitos tomaram posse, só não elegeram os òrgãos da Freguesia.
Possas!!!

Anónimo disse...

O Luis é 2.º Secretário da Mesa da AM porque a CDU quis.
O Duarte Lince é Presidente, porque o BE não teve pejo de ajudar a eleger um homem de direita.
Quando toca a atacar a CDU vale tudo...
Talvez o tiro lhe saia pela culatra.