domingo, julho 30, 2006

De parabéns

Portugal está de parabéns. Alunos portugueses conseguiram arrebatar três medalhas de bronze e uma menção honrosa nas Olimpíadas Internacionais de Matemática que se realizaram entre os dias 6 e 18 de Julho em Ljubliana, na Eslóvenia.
As Olimpíadas Internacionais de Matemática realizam-se desde 1959 e em 2006 contaram com a presença de 104 países. Aos trofeus até agora obtidos vão-se juntar as três medalhas de bronze e sete menções honrosas conquistados por Portugal desde a sua primeira participação em 1989.
Esperemos agora que aqueles que vão representar Portugal nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática que se realizarão de 23 a 30 de Setembro em Guayaquil, no Equador, tenham o mesmo sucesso. Quanto a mim só lhes posso desejar Boa Sorte.
Isto só mostra que Portugal também tem gente muito boa a matemática embora só a mediocridade é que seja notícia. O problema é que aqueles alunos que são barras a matemática são uma pequenissíma percentagem quando comparados com aqueles que não vão além das negas. O grande desafio que Portugal tem pela frente é, justamente, conseguir que cada vez mais e mais alunos consigam esta performance.
Ah é claro este tipo de competições passam praticamente despercebidas do grande público que só se preocupa com o pontapé na bola. Competições futebolisticas onde Portugal tem resultados confrangedores é que são importantes mas competições com esta em que a Rainha não é a bola mas a Matemática, uma ciência que está por detrás de toda a nossa tecnologia, «não interessam a ninguém» e depois admiram-se de, infelizmente, Portugal ser um atraso de vida.

Sem comentários: