quinta-feira, março 30, 2006

Chamadas de atenção

Quero partilhar através deste meu blog uma mensagem de correio electrónico que me foi enviada. A mensagem tem a ver com um dos recursos naturais mais importantes e do qual alguns analistas prevêm que possa vir a existir um conflito pelo seu controlo: a água. A água potável é um bem e assiste-se cada vez mais à sua escassez. Eis algumas coisas que devemos fazer:

Onde deitar o óleo dos fritos em casa? Informações de um técnico de Saúde Ambiental, vamos colaborar. Mesmo que não façamos muitos fritos, quando os fazemos, deitamos o óleo na pia ou por outro ralo, certo? Este é um dos maiores erros que podemos cometer. Por que fazemos isto? - Perguntam vocês. Porque infelizmente ninguém nos diz como fazer, ou não nos informamos. Sendo assim, o melhor que temos a fazer é colocar os óleos utilizados numa daquelas garrafas de plástico (por exemplo, as garrafas de refrigerantes ou até a do próprio óleo), fechá-las e colocá-las no lixo normal (ou seja, o orgânico). Todo o lixo orgânico que colocamos nos sacos vai para um local onde são abertos e triados. Assim, as nossas garrafinhas são abertas e vazadas no local adequado, em vez de irem juntamente com os esgotos para uma ETAR - Estação de Tratamento de Águas Residuais, e ser necessário dispender milhares de euros a mais para o seu tratamento. UM LITRO DE ÓLEO CONTAMINA CERCA DE 1 MILHÃO DE LITROS DE ÁGUA: o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos(!). De nada adianta criticar os responsáveis pela poluição...se não fizermos a nossa parte, será muito difícil.
Obs.: Se optares por enviar para os teus amigos, o meio ambiente ficará muito grato, afinal é para o bem de todos. Só o homem degrada o meio ambiente. Só o homem pode recuperá-lo.

Fiz mais do que isso; coloquei-o num local onde pode ser lido por quem visitar o «Pedra». Quanto a mim como ecologista que sou e acérrimo defensor da Natureza faço sempre o que está ao meu alcance pelo bem e harmonia do planeta, da nossa Terra. Na verdade, um dos meus lemas é o de que devemos deixar o mundo tal como o encontramos. Vá lá, não custa nada! É com estas e outras medidas igualmente importantes que se poupa água e o mais importante é que tal deve ser feito sempre, durante todo o ano e não apenas no Verão ou em periodos de seca como se fartam de apregoar os media. Desde o Verão passado nunca mais falaram em poupança de água.

E já agora aproveito para lembrar que é nesta altura que se deve começar a fazer a limpeza das matas e dos terreno baldios em redor das habitações, em suma, a preparar o terreno e a fazer a prevenção, de forma a reduzir o risco de incêndios de forma que quando vier a estação quente estejamos mais bem preparados para fazer frente a esta ameaça. Se não se fazer nada então um dia deixarão de haver incêndios pura e simplesmente porque já não haverá mais nada para arder.
Não posso contudo deixar de estar apreensivo. O Governo farta-se de apregoar meios e medidas de restruturação dos agentes que combatem os fogos que espero resultem mas... ainda por cima este depara-se com reações corporativistas dos bombeiros que ameaçam mesmo só combater os incêndios dentro de certos limites e com a demissão de vários comandantes operacionais tudo isto enquanto o bom do povão se está nas tintas para o assunto e apenas espera com ansiedade e descansado da vida o campeonato de futebol isto só até as coisas começarem, literalmente, a aquecer. Ou me engano muito ou este ano, infelizmente, vai ser semelhante aos outros e depois no rescaldo da tragédia, já no Outono lá vai a RTP pôr no ar mais uma conversada (Prós e Contras) sobre os fogos e que deve(ia) ser feito. E um dia quando o Governo tiver outra coloração lá se vai desmantelar tudo o que este fez e criar novas medidas até um dia outro... e assim sucessivamente num ciclo imbecil e infernal e enquanto isso... E nunca mais saimos disto!

Sem comentários: