domingo, dezembro 25, 2005

Recorde do Guiness?


Ao ler o jornal O Publico, na passada segunda feira, constatei, ao ver a noticia da vitória de Evo Morales nas eleições presidenciais da Bolívia, que este, literalmente, pobre país – o mais pobre – da América latina, tem um impressionante currículo no que toca a golpes de estado, pois já viveu, desde a sua independência ocorrida em 1825, mais de duzentos (!) golpes de estado o que dá uma impressionante média de mais de um golpe por ano; isto desde que se tornou independente!!! Agora a questão que eu poria era de saber se tal está catalogado no livro Guiness dos recordes? Quanto ao regime, esta deve ser para aí a CC República, não? E os golpes não se ficarão certamente por aqui! A Bolívia é um país rico em petróleo e gás natural, tem uma importância estratégica considerável, principalmente para os EUA. Morales, denominado «O Cocalero» por defender intransigentemente a cultura da planta da coca – de onde se extrai a cocaína e a heroína – por esta ser uma cultura tradicional na Bolívia, por ser um socialista próximo do ditador cubano, Fidel Castro e do presidente venezuelano, Hugo Chavez e por querer renegociar os contratos das petrolíferas estrangeiras (norte-americanas, essencialmente) e por já ter feito avisos «à navegação» ao afirmar que será o pior pesadelo de Bush, pode muito bem vir a ser o próximo candidato à deposição arriscando-se a puder vir a sofrer uma tentativa de afastamento do poder, tal como aconteceu ao seu amigo Hugo Chavez. E pode não vir a ter tanta sorte como Chvez teve. Pode vir até a ter a sorte do antigo presidente do Panamá, o general Manuel Noriega, deposto pelos ianques depois da invasão, por estes levada a cabo, do Panamá, em 1989, e a cumprir pena de prisão perpetua nos EUA por defender o trafico de droga para este país. É claro que, a ser levado a cabo, o hipotético golpe pode vir, tal como no caso venezuelano, a ser preparado pela CIA, claro está, ou no limite, os EUA invadirem mesmo a Bolívia, pois estes certamente que deverão estar bastante incomodados não só com o avanço do socialismo na América do Sul como também com a chegada ao Poder deste Morales, defensor do cultivo da planta de onde se extraem estupefacientes embora se diga contra o tráfico de droga.
O que ninguém pode esquecer é que este indivíduo foi democraticamente eleito, como o atestaram vários observadores internacionais.
Já agora só uma simples curiosidade, a bandeira desta desgraçada república é verde, amarela e vermelha. Estas são as cores impostas a Portugal desde 1910. A história da república portuguesa também tem tido que se lhe diga – embora, felizmente não tenha um currículo tão «rico» como o da república boliviana – e, infelizmente, ainda terá «muito mais para dar». É claro que isto é só uma curiosidade e coincidência mas...

Sem comentários: