sexta-feira, novembro 04, 2005

Recordar a catástrofe... até para que não se repita


1 de Novembro de 1755. O dia amanheceu sereno e soalheiro na capital do Reino de Portugal. Era sábado e como aquele era o Dia de Todos os Santos e aqueles tempos eram de fervor religioso onde ainda imperava a sinistra Inquisição e o Tribunal do Santo Oficio, as igrejas encontravam-se a abarrotar de fiéis que assistiam à missa.
Pouco passaria das 9h e 30 min quando um forte abalo de terra fazia ruir os primeiros edifícios e provocava as primeiras vítimas. Mais dois abalos telúricos com a mesma intensidade haveriam de deitar abaixo mais de dois terços dos edifícios de Lisboa como se fossem castelos de cartas. Repentinamente, os edifícios mais imponentes de Lisboa ficaram reduzidos a um monte de escombros. «Caiu o Carmo e a Trindade»; esta seria sem dúvida uma das frases mais ouvidas, ditas com um misto de estupefacção e temor. Foi uma frase tão forte que ainda hoje se utiliza amiúde. O povo amedrontado deambulava pelas ruas agarrado a santos e terços rezando e gritando por misericórdia, outros certamente agarrados a cruzes de madeira gritariam «vade retro», todos julgando que estavam a assistir ao fim do mundo.
Mandava o bom senso que a população agarrasse nos poucos haveres que pudesse trazer consigo e fosse para a zona ribeirinha onde não haveria edifícios cujas derrocadas traziam consigo a morte. Puro engano! À medida que o tempo passava cada vez mais gente se juntava não só para fugir à destruição como também para assistir a um fenómeno estranho. Inicialmente as águas do Tejo recuaram até onde nunca se tinha visto. Havia até quem dissesse que se viam restos de navios naufragados no rio. De repente e sem aviso ondas gigantescas elevavam-se nas alturas rebentando com violência nas margens engolindo tudo o que aí se encontrava. Ninguém o sabia na época e ainda menos o poderia saber uma população quase na sua totalidade analfabeta. Estava-se perante um tsunami, fenómeno que resulta de actividade sísmica de grande intensidade devido à deslocação das falhas geológicas que provocam grande agitação sobre as massas de água. A força das águas era tal que o Tejo penetrou quase meio Km terra dentro destruindo a zona ribeirinha. «Foi rés vez Campo de Ourique»! Outra expressão que se haveria de perpetuar.
Mas o terror ainda não acabara. O fogo haveria de dar o golpe de misericórdia na martirizada Lisboa. Bandos de saqueadores que aparecem sempre por estas alturas haveriam de semear mais medo e destruição. Diz-se que para afugentar os legítimos proprietários dos seus bens, ateavam fogos. O fogo não só o que era ateado pelos malfeitores mas principalmente aquele que teve origem nas inúmeras velas e lareiras acesas haveria de se encarregar de consumir o que ainda restava. Como se não bastasse levantou-se uma forte ventania que alimentou as chamas de tal forma que Lisboa haveria de arder por vários dias. Calculam-se em mais de dez mil, só em Lisboa, as vítimas do cataclismo. A destruição fazia-se por todos os lados de tal forma que se falou mesmo em conspiração dos elementos.
Embora nos refiramos sempre ao acontecimento como o Terramoto de Lisboa, por ter sido aí que os efeitos mais se fizeram sentir, o que é certo é que o sismo haveria de fazer inúmeras vitimas e estragos por todo o sul do Reino. Todas as populações ribeirinhas ao longo da costa haveriam de sentir os efeitos do maremoto inclusive Madeira e Açores. Houve bastantes vítimas entre os pescadores, principalmente no Algarve. E não apenas em Portugal mas também no norte de Africa nos efeitos do abalo telúrico se fizeram sentir. Em Fez, Marrocos, também se estima que as vitimas foram aos milhares.
As réplicas do sismo de 1755, um dos maiores de que há registo, fizeram-se sentir praticamente durante um mês o que adensou ainda mais o medo.
Passaram 250 anos e embora já se compreendam os mecanismos naturais que estão na origem dos sismos ainda não se consegue prever com enorme exactidão quando ocorrerá o próximo sismo de grande intensidade. O que se sabe, com toda a certeza, é que ocorrerá outro sismo destas dimensões. Houve outros, de grande intensidade, antes de 1755 e certamente que no futuro haverá mais. A melhor forma de minimizar os seus efeitos é a prevenção. Não são os sismos que provocam vítimas mas sim a fragilidade das construções que não tenham capacidade e flexibilidade suficientes para resistir ás ondas sísmicas. Se não se tomarem medidas nesse sentido, não só Lisboa mas as zonas de maior risco serão palco de nova tragédia. É bom que não só os governantes e autarcas, mas também a população, não menosprezem a Natureza! Compete a cada cidadão exigir que as normas anti-sísmicas sejam aplicadas não só às suas construções como também a obras públicas.
Os engenheiros que reconstruíram Lisboa tiveram o sismo em linha de conta. Com o passar das décadas esse zelo foi esmorecendo. Entretanto rasgaram-se túneis no subsolo e desviaram-se ribeiros subterrâneos. Pretendeu-se levar o Metro até ao Terreiro do Paço mas esta zona ribeirinha e de aluviões não permite que se façam túneis de tal forma que ainda hoje as obras continuam convertendo esta zona num imenso estaleiro. Este tipo de obras tem sido responsável por pôr a estacaria de pinho verde, uma inovação da época, que há dois séculos sustém o Terreiro do Paço, local que resultou da reconstrução de Lisboa, a descoberto levando ao seu apodrecimento. Pouco ou nada sei de engenharia e ainda menos sei o que se passa no subsolo da capital mas espero bem que os engenheiros tenham sempre em conta o risco sísmico e que tenham incluído este factor nos seus cálculos senão receio bem que aquando de um novo cataclismo Lisboa não só ruirá como abaterá, em grande parte, sobre si mesma.

1 comentário:

Sandokan disse...

Parabéns pelo blog interessante, que desde logo linkei no Curtas e Rápidas. Um abraço