quarta-feira, novembro 02, 2005

Muito bem Sr. Primeiro-Ministro!

Foi com grande satisfação que ouvi o Primeiro-Ministro Sócrates afirmar que vai honrar a sua promessa eleitoral referendando o aborto. Esta decisão surge, como se sabe, depois do Tribunal Constitucional ter inviabilizado a realização de um novo referendo para o início do próximo ano pelas razões que todos sabem.
Ainda se falou na possibilidade de aprovar a despenalização do aborto no Parlamento, como queria desde sempre o PCP, felizmente que tal nunca se veio a concretizar. É inacreditável o sentido democrático destes camaradas que só querem que se façam referendos e se dê a palavra ao eleitorado quando têm a certeza da vitória. Já o BE querendo mostrar que é uma força verdadeiramente democrática queria que o referendo fosse avante mas com o chumbo do Tribunal Constitucional estalou o verniz e o Bloco pôs-se imediatamente ao lado do PC alegando que a situação humilhante por que passam as mulheres portuguesas não pode continuar assim por tanto tempo. Eu pergunto: Que situação?! Que se saiba não existe, neste momento, em Portugal qualquer mulher presa por ter abortado! Desculpas! É incrível como estas minorias querem sempre impor, se necessário à força, as suas ideias e projectos!
Depois dos juízes do Tribunal Constitucional se terem pronunciado, tudo indicava que o PS também desse o dito pelo não dito e enveredasse pelo mesmo caminho o que, devo dizer, seria uma vergonha para a democracia portuguesa. Que a extrema-esquerda, que é tão democrática quanto a extrema-direita, defenda tal coisa não surpreende agora se o PS se deixasse levar...
Quem defende tal coisa; se se diz democrata, devia era ter vergonha na cara! Esqueceram-se por ventura tais figurões que em 1998 esta matéria foi referendada e que venceu o NÃO?! Depois de permanecerem em silêncio durante alguns anos eis que ressurgem novamente com a ideia da despenalização. De início argumentavam que como o número de participantes no referendo foi inferior a 50% este deveria ser repetido mas posteriormente perderam a vergonha toda e queriam por força que a lei fosse aprovada dentro das quatro paredes do Parlamento longe de todos branqueando o passado, ignorando que se realizara um referendo e que o eleitorado decidira democraticamente e em consciência.
Não se pense que o que faço aqui é a apologia do NÃO! Se fosse o SIM que tivesse vencido, nas mesmas circunstancias, em 98, e fosse agora o PSD ou o CDS-PP a barafustarem para impor o NÃO, desse por onde desse, no Parlamento, eu teria saído a terreiro na mesma a criticar tão vergonhoso e antidemocrático procedimento! O que está aqui em causa é uma questão de democracia e não do sentido de voto numa determinada matéria. Então eu e outros milhões de portugueses fizeram o possível e o impossível para ir votar, disseram de sua justiça, independentemente de qualquer que fosse o sentido da sua decisão e depois passados meia dúzia de anos vêm dizer-nos que aquilo que nós expressamos nas urnas não tem valor algum e que nos limitamos a fazer figura de palhaços indo votar?! E diz-se esta gente democrática?!
Com esta decisão, a minha consideração por Sócrates aumentou muito. Embora eu não acredite muito nele (sempre o considerei semelhante a Santana Lopes) e o tenha visto a quebrar muitas promessas eleitorais – o que para mim não constituiu surpresa rigorosamente alguma pois muitas dessas promessas são pura e simplesmente irrealizáveis não passando apenas de promessas com objectivos eleitorais sendo por essa e por outras que eu não votei PS nestas legislativas (só se deixou enganar quem quis) – o que é certo é que, fosse pelo que fosse, Sócrates, neste caso soube manter-se firme nas suas promessas e revelou, em simultâneo, um apurado sentido democrático. Espero agora que não dei o dito pelo não dito!

Sem comentários: