sexta-feira, outubro 07, 2005

Democracia sui generis!

Na última semana de Setembro morreram mais de 200 iraquianos em atentados bombistas já para não falar nas vítimas civis que nem sequer se dão a saber em Tal Afar vitimas da ofensiva do ocupante e dos soldados iraquianos por estes treinados. Não há votos de pesar nem condolências vindos donde quer que seja. O costume!
Agora está em marcha mais uma ofensiva, classificada pelos invasores como de limpeza de terroristas. O que é curioso é o facto de ser já no dia 15 de Outubro que irá decorrer o referendo sobre a Constituição que se quer impor a qualquer custo. Ao que parece, uma grande operação militar foi lançada nas zonas sunitas. Por muito que digam o contrário o que o ocupante pretende fazer é amedrontar as populações que, na sua esmagadora maioria, estão contra este projecto constitucional.
Os objectivos são claros. Matar algumas dezenas de eleitores que democraticamente diriam de sua justiça e intimidar e manietar os sobreviventes. O cinismo e poucos escrúpulos do ocupante são tantos que agora têm-se entretido a destruir algumas das principais pontes sobre o rio Eufrates com a esfarrapada desculpa de que é para impedir a movimentação de terroristas. Parece que só agora é que se deram conta de que os rebeldes utilizam pontes. Também utilizam estradas; podem começar a espatifa-las! E acontece que não são apenas os terroristas que utilizam as pontes. Também as populações as utilizam! E porquê agora a escassos dias do sufrágio? Outro ponto interessante prende-se com o facto dos invasores estarem a destruir infraestruturas básicas sem que o governo iraquiano proteste. Mas também, não é suposto que um governo-fantoche proteste. Quanto à destruição das pontes, está bem de ver o que se pretende. Para bom entendedor...

Sem comentários: