domingo, agosto 28, 2005

Alerta!


Depois de ter dizimado milhões de aves de aviário e ter feito inúmeras vitimas mortais no sudeste asiático e Extremo Oriente eis que a Gripe das Aves está agora preocupantemente ás portas da Europa, mais precisamente em regiões remotas da Rússia e teme-se que possa mesmo chegar à Europa Ocidental, e em especial a Portugal, lá para o fim do verão.
Na verdade Bruxelas já começou a pensar em propor aos países membros da União Europeia a proibição da caça de aves migratórias, que poderão ser um vector da doença, entre outras medidas para acautelar um possível surto epidémico.
Esta ameaça é real e não deve, de forma alguma, ser subestimada por quem quer que seja. Sem alarmismos nem pânicos, há que ter consciência da sua perigosidade. Os maiores especialistas mundiais em surtos epidémicos já alertaram para o facto de ser só uma questão de tempo sendo que, mais dia menos dia surgirá inevitavelmente uma nova pandemia de gripe semelhante à chamada Gripe Espanhola que dizimou milhões de pessoas por todo o mundo pouco depois do término da I Guerra MUNDIAL. Na realidade esta pandemia fez mais vítimas do que o conflito que tinha deixado a Europa a ferro e fogo.
A perigosidade deste vírus reside no facto de ter quebrado a chamada barreira da espécie podendo transmitir-se das aves para os humanos embora ainda não se consiga transmitir de pessoa para pessoa mas uma qualquer mutação do vírus poderá dar-lhe essa capacidade. Estima-se que se tal vier a acontecer o número de vítimas mortais possa ascender aos cinquenta milhões de mortos e a um maior número ainda de infectados. Em termos económicos, uma epidemia de gripe à escala mundial é o suficiente para levar à falência milhares de empresas de todos os ramos em todo o mundo e provocar o colapso da economia global criando um cenário semelhante ao que aconteceu nos anos 30 do século XX com a Grande Depressão podendo, no limite, levar a uma grave crise social e até conflitos armados em vários pontos do globo.

Sem comentários: